Boletim da Dengue soma 1.251 casos confirmados no período epidemiológico 08/12/2020 - 14:32

O boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (8) pela Secretaria da Saúde do Paraná totaliza 1.251 casos da doença no atual período epidemiológico.

São 59 novos casos confirmados no Estado; este é o menor número de registro de casos semanais do período e menor desde agosto do ano passado.

“A Sesa mantém o monitoramento constante dos dados epidemiológicos, mas é importante ressaltarmos que vivemos um momento muito impactado pela Covid-19 em todos os setores e, principalmente, na saúde. Os dados são preliminares e vamos avaliar como o cenário da dengue se comportará nas próximas semanas”, avaliou o secretário de Estado da Saúde Beto Preto.

“O Governo do Paraná realiza um esforço diário no sentido da redução do número de agravos; porém em relação à dengue e sabemos que o vírus continua circulando e que mais de 80% dos municípios estão hoje na condição de infectados. Em função disso reforçamos que a principal orientação para a população é a de eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, nos ambientes internos e externos das residências”, afirmou o secretário.

Dados – O boletim da dengue apresenta notificações em 311 municípios das 22 Regionais e Saúde do Estado. São 13.357 notificações, 1.054 a mais que o informe anterior.

4.132 casos estão em investigação no Paraná.

Alerta – “A Dengue mata; temos o registro de 5 óbitos neste período e participação de todos na eliminação dos criadouros é fundamental; estamos na entrada do verão, período em que a proliferação dos mosquitos aumenta”, alerta a coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

A dengue é uma doença debilitante; casos de dengue grave e mesmo casos de dengue com sinais de alarme podem deixar sequelas e provocar mortes.

“Neste período de pandemia a orientação da Sesa é de cuidados redobrados: todo recipiente que pode acumular água deve ser removido ou tampado. Uma infecção cruzada de dengue e Covid-19 pode trazer sérias consequências para a saúde”, complementou a coordenadora Ivana Belmonte.

Confira o boletim completo clicando aqui.