Boletim semanal da dengue aponta 128 novos casos confirmados no estado 15/12/2020 - 13:45

O Boletim Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (15) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 128 novos casos da doença.

O período epidemiológico, que teve início em agosto, soma até agora 1.375 casos confirmados, além de 3.663 que seguem em investigação.

O Paraná tem 14.718 notificações para a dengue distribuídas em 313 municípios das 22 Regionais de Saúde do Estado.

“Nas últimas semanas a análise epidemiológica tem registrado redução no número de casos confirmados da dengue, mas isso não é sinal para baixarmos a guarda porque o vírus está circulando no estado. O verão tem início na semana que vem; a estação traz mais chuvas e sabemos que isso é condição favorável para aumentar a proliferação. Então, neste momento devemos redobrar o alerta contra a dengue com a eliminação dos focos e criadouros do mosquito transmissor da doença”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Cenário - De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o Paraná apresenta hoje a incidência de 9,53 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, este índice tira hoje o Paraná do cenário crítico da dengue. “Mas não tira a situação de atenção da Sesa e dos gestores municipais; o cuidado deve acontecer agora, temos que nos mobilizar para que o problema não evolua nos próximos meses”, explicou.

“Com o advento da pandemia da Covid-19, a Sesa vem orientando os gestores para que realizem um trabalho educativo junto à população, reforçando a importância da remoção dos criadouros nas residências. Não existem fórmulas mágicas para acabar com a dengue; a eliminação dos criadouros nos ambientes internos e externos dos domicílios é fundamental para que não tenhamos nova epidemia de dengue no período 2020/2021”, salientou Ivana Belmonte.

Confira o informe completo clicando aqui.