Buscando fortalecer regionalização, Estado realiza encontro do Planejamento Regional Integrado 24/04/2024 - 17:57

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerrou nesta quarta-feira (24) uma série de debates promovidos ao longo dos últimos dois dias para fortalecer estratégias do Planejamento Regional Integrado (PRI). O encontro aconteceu em Curitiba e reuniu profissionais e gestores de toda a Macrorregião Leste do Paraná, que abrange 93 municípios das Regiões de Saúde de Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba.

Uma das principais abordagens para facilitar a coordenação entre as esferas federal, estadual e municipal, O PRI busca identificar as necessidades de saúde da população da região abrangida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre os temas abordados, a Linha de Cuidado de Doenças Crônicas recebeu atenção especial. De acordo com o coordenador da CIB/PR, José Carlos Abreu, é preciso ampliar o diálogo sobre o assunto a partir de uma abordagem multifacetada.

“As doenças crônicas possuem diversos fatores, que vão desde pré-condições até questões culturais, como hábitos e dia-a-dia. Por isso, é imprescindível olhar para todo esse contexto de forma ampla, uma vez que a própria mudança de práticas pessoais pode evitar complicações e problemas de saúde”, avaliou.

O objetivo principal das linhas de cuidado é fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e integrá-la e articulá-la com a Atenção Ambulatorial e Hospitalar. Elas são desenvolvidas pelo Estado para orientar e direcionar as ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem realizadas por uma equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde.

Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, ressaltou o encontro como um processo fundamental para promover trocas de experiências e aprimorar a qualidade do acesso à saúde.

"É um ambiente onde podemos avaliar não somente a qualidade dos serviços prestados à população, mas também identificar lacunas e potencialidades para a melhoria contínua da assistência, considerando fatores locais e regionais”, ressaltou.