Carreta Saúde da Mulher chega a Colorado e começa a atender a região Noroeste 17/10/2025 - 10:42

A Carreta Saúde da Mulher estará na cidade de Colorado, na região Noroeste, a partir desta segunda-feira (20), e segue no município até sábado (25). O programa é uma iniciativa do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e oferta exames gratuitamente percorrendo todas as regiões do Paraná.

As mulheres das cidades de Santa Fé, Paranacity, Santo Inácio, Flórida, Lobato, Uniflor, Munhoz de Melo, Itaguajé e Nossa Senhora das Graças também serão atendidas. “É uma oportunidade para nossas mulheres cuidarem da saúde. Esse é um tema tão importante, são exames que podem significar uma vida salva quando detectam doenças precocemente”, disse o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.

Na Carreta Saúde da Mulher, que possui equipamentos e equipe completa, são disponibilizados exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos), e ultrassonografia transvaginal, de mamas e tireoide. As mulheres também recebem orientações de promoção de saúde e autocuidado.

Quem for atendida em exames de ultrassom já sai do local com os resultados em mãos. Para as mamografias e exames citopatológicos, será entregue um protocolo para acessar os resultados online em até 5 dias (mamografia) e 15 dias (citopatologia).

AGENDAMENTO – As mulheres podem fazer o agendamento no sistema de saúde do município, onde será entregue a guia de encaminhamento e o pedido médico para os exames na unidade móvel.

Os exames previstos na carreta serão feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado (18), das 8h às 17h. Em Colorado, a Carreta fará o atendimento na Praça Dom Bosco (Praça da Matriz), no Centro.

PARANÁ ROSA 2025 – A iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, foi viabilizada por uma parceria com a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo, e prevê investimento de R$ 10,8 milhões para a operação da carreta.

Além da Carreta Saúde da Mulher, a sétima edição do Paraná Rosa terá diversas ações voltadas para a saúde pública, com prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais.

Em Curitiba, a programação inclui a Corrida da Vigilância em Saúde, com data ainda a ser definida, evento que pretende chamar a atenção para a importância da atividade física e mobilizar tanto servidores quanto a comunidade em torno da causa.

Durante o mês de outubro, 69 municípios receberão a exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, acompanhada de rodas de conversa que reforçam a relevância do diagnóstico precoce. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura com o Sesc-PR.

O Governo do Estado distribuirá 150 mil exemplares da Cartilha da Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde, com informações práticas sobre prevenção, autocuidado e direitos garantidos às mulheres.