Compagas doa mais de 128 mil swab’s para testes do coronavírus ao IBMP 05/06/2020 - 16:03

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) recebeu uma doação de 128.800 swab’s (cotonete estéril para a coleta de exames RT-PCR) da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) nesta sexta-feira (5). Os materiais somam o montante de R$ 500 mil e darão subsidio para realização de mais de 43 mil testes.

Esta ação faz parte da estratégia do Governo do Estado no combate ao coronavírus, ampliando o número de testes em todos os municípios do Paraná. “Agradecemos a solidariedade das empresas em abraçarem essa causa visando o bem da população paranaense. Acreditamos que unidos iremos testar cada vez mais pessoas, possibilitando uma identificação mais precisa da circulação do vírus no Estado, assim tomaremos as medidas necessárias e mais viáveis ao momento que passamos” disse a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.

AMPLIAÇÃO – Desde o início da pandemia, o Paraná já realizou mais de 39 mil testes RT-PCR. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que o número triplique nos próximos 60 dias.

“Estamos juntando esforços para ter todos os exames necessários à disposição da população. A estratégia demandada pelo governador Ratinho Júnior é de realizarmos a maior quantidade possível de testes e bloquear os casos de Covid-19 no Paraná, diminuindo a letalidade da doença” ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nos últimos dias, o IBMP recebeu parte dos insumos doados pela Copel que irá viabilizar a realização de 200 mil testes. Também nesta sexta-feira, 50 mil kits com tubo de processamento e material de transporte foram entregues. Os insumos serão disponibilizados para todas as Secretarias Municipais de Saúde do Estado visando o fortalecimento e a integração das ações de vigilância no combate ao coronavírus.

“Assim que mais testes forem disponibilizados, teremos condições de diagnosticar a doença no início, diminuindo o risco de agravamento do quadro clínico. Lembrando que o vírus é silencioso, muitos pacientes são assintomáticos e podem estar transmitindo de forma indiscriminada, por esse motivo devemos aumentar a testagem constantemente”, acrescentou Beto Preto.

COMPAGAS – Além desta doação, a Companhia irá lançar na próxima segunda-feira (8) a campanha “COMPAGAS e Você: Juntos pela Vida!” para auxiliar no combate à Covid-19 no Paraná.  A iniciativa conta com a participação dos clientes que aderirem à ação solidária, por meio do cadastramento da fatura no débito automático e a fatura digital, destinando R$ 3 e R$ 2, respectivamente, a cada adesão. Os valores serão destinados para a campanha, que segue até o dia 31 de julho.

“Apoiamos a realização dos testes em massa, pois entendemos que esta política de Estado é uma forma de dar segurança à população para retomada das atividades e reacelerar a economia paranaense”, destacou o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Júnior.

Para o cadastro do Débito Automático, os clientes da Compagas devem seguir as orientações de acordo com o seu banco e a disponibilidade do serviço. As orientações estão disponíveis em http://www.compagas.com.br/index.php/debito-automatico-como-cadastrar

Para a migração para a Fatura Digital, basta atualizar a opção no Compagas Virtual ou pela Central de Atendimento, por meio do 3004-3400.

Site: compagas.com.br

Central de Atendimento: 3004-3400