Complexo Hospitalar do Trabalhador é referência de atendimento durante a pandemia 24/03/2021 - 18:16

Foto: Américo Antonio/Sesa

O Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT) é referência no atendimento durante a pandemia. As unidades que integram a rede hospitalar própria do Paraná, adotaram estratégias assertivas de atendimento à Covid-19 e já realizaram mais de 5,5 mil atendimentos em pouco mais de um ano.

Os resultados foram apresentados em reunião nesta quarta-feira (24) pelo diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza Júnior ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e ao chefe da Casa Civil, Guto Silva.

“Estes hospitais que já eram unidades referência em suas especialidades, alinharam suas estruturas para atender casos de coronavírus e desde então tem auxiliado no enfrentamento a doença no Estado. O complexo atende grande parte da população de Curitiba e Região, além de dar retaguarda para hospitais de pequeno porte em toda a Macrorregião Leste”, disse Beto Preto.

O Hospital do Trabalhador (HT), Hospital de Reabilitação – Ana Carolina Moura Xavier (HR), Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica – Oswaldo Cruz (HIRC) e Hospital Regional São Sebastião da Lapa possuem juntos, 82 Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 85 enfermarias exclusivas Covid-19.

O HIRC localizado em Curitiba, realiza coletas de exame RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 desde maio de 2020 e somou até esta segunda-feira (22), 14.594 testes feitos no sistema drive-thru, sem que a pessoa precise sair do veículo.

Recém-integrado ao Complexo, o Hospital Regional da Lapa recebeu nos últimos dias um raio-X digital e um reservatório de oxigênio líquido. Esta reestruturação da unidade tem por objetivo modernizar o atendimento e permitir ampliações de leitos, com a inclusão de UTI’s, especialmente para pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19.

“Os dados são bem esclarecedores e é reconfortante saber que os paranaenses estão sendo bem cuidados por profissionais capacitados e com amor pelo que fazem. Gostaria de agradecer em nome do Governo do Estado pelo trabalho desempenhado por todos os servidores nessa luta diária contra o vírus”, disse Guto Silva.