Dezembro Laranja: Mutirão realiza 142 atendimentos à população com lesões na pele 16/12/2025 - 15:51

Neste Dezembro Laranja, mês de conscientização e promoção de ações que visam o combate ao câncer de pele, o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná realizou um mutirão de atendimento de lesões suspeitas de câncer de pele no sábado (13). A unidade do Governo do Paraná, gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), fica em Piraquara e realiza atendimento à população de 56 municípios que integram as Regionais de Saúde de Curitiba, do Litoral, de Ponta Grossa e de União da Vitória.

Foram realizados 142 atendimentos e os diagnósticos revelaram a importância da ação realizada para avaliar lesões suspeitas de câncer de pele e para orientar a população sobre a prevenção e cuidados essenciais.

O Carcinoma Basocelular (CBC) foi detectado em 26% dos pacientes. Esse é o tipo mais comum, aparece em regiões como o rosto, orelhas, pescoço, ombros e costas. Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce.

O Carcinoma Epinocelular (CEC) foi apontado em 14% dos pacientes. O CEC pode se desenvolver em todas as partes do corpo, tem coloração avermelhada e pode se parecer com uma verruga ou ferida espessa e descamativa, que não cicatriza.

O tipo mais maligno e preocupante foi detectado em 10,5% dos pacientes. O Melanoma Maligno (MM) é o menos frequente, mas é o que apresenta maior índice de mortalidade.

“Esses números mostram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Esses pacientes poderão seguir o tratamento dessas lesões de forma adequada, antes que se torne algo mais grave”, apontou o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.

O mutirão teve a participação de 8 dermatologistas e 11 residentes de dermatologia e fez a avaliação de lesões suspeitas de câncer de pele, além de orientar a população sobre prevenção e cuidados essenciais.

CAMPANHA - O HDSPR, localizado em Piraquara, atende mais de 5 mil pessoas por mês voltados principalmente ao atendimento das lesões de pele. A unidade completou 99 anos em outubro de 2025. Em 2021, passou de hospital colônia a referência em atendimentos ambulatoriais para cerca de 2,7 milhões de pessoas. Oferece especialidades como hanseníase, psoríase, feridas complexas, doenças capilares (tricologia), onicologia, biópsias, cirurgias reparadoras e angiologia, com atendimento ambulatorial SUS para pacientes referenciados via Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

O Dezembro Laranja é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), iniciada em 2014, para conscientizar sobre o câncer de pele, com SBD atuando como organizadora e mobilizadora de ações, como atendimento gratuito e divulgação. Pelo terceiro ano consecutivo, o HDSPR adere a parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia nesta importante ação nacional de conscientização e prevenção ao câncer de pele.

GALERIA DE IMAGENS