Estado e municípios fazem videoconferência para alinhamento de ações de enfrentamento do coronavírus 28/03/2020 - 21:10

Uma reunião de alinhamento entre o Estado e os municípios para o enfrentamento do coronavírus aconteceu neste sábado (28) no Palácio Iguaçu.

Em videoconferência com os prefeitos de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Piraquara e Araucária, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior debateu o reflexo das medidas adotadas pelo Paraná e reafirmou o compromisso de aprimorar ainda mais o diálogo com os gestores neste período.

"Importante esta conversa com os prefeitos, reafirmando a posição que estamos tomando no atual cenário da pandemia e trocando informações e experiências para juntos enfrentarmos esta crise mundial. Faremos reuniões periódicas e estratégicas com o objetivo de preservar vidas, assegurar empregos e a manutenção da estabilidade econômica do Paraná", afirmou o governador.

A partir agora, as rodadas de conferências online serão constantes. Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, foi também uma oportunidade de orientar os prefeitos e também apresentar com mais efetividade as diretrizes e os investimentos na saúde.

"Neste momento em que estamos em isolamento social, a videoconfência está sendo uma oportunidade de analisarmos o contexto da pandemia em conjunto. Detalhamos alguns pontos de ação, como a abertura de imediato de aproximadamente 300 UTI's em todas as regiões. Muitas delas já estão prontas, os equipamentos já chegaram. Temos um sistema hospitalar robusto. Além disso, já estamos comprandos mais equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, além de exames de coronavírus.

Enfim, uma série de medidas que vêm sendo tomadas, somando àquelas de caráter econômico já anunciadas pelo governador Ratinho Júnior.

Neste domingo (29), o governador e a equipe de secretários fará uma nova videoconferência com dez outros prefeitos paranaenses.