Estado ultrapassa 124 mil casos notificados de dengue 10/05/2022 - 16:06

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 124.078 casos notificados, com 43.751 confirmações. São 6.703 casos a mais, um aumento de cerca de 18% em relação aos números do informe anterior. Os dados são do 37º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Dos 373 municípios que registraram notificações de dengue, 315 confirmaram a doença, sendo que em 274 deles são de casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

ÓBITOS - A Sesa informa a morte de mais três pessoas. Trata-se de uma mulher de 95 anos, que residia em Cascavel e dois homens, um de 20 anos morador de Maringá e 85 anos, de Londrina. Os óbitos ocorreram entre os dias 26 de março e 14 de abril de 2022. Desde o início do período o Paraná soma 12 mortes pela doença.  

Desde o dia 19 de abril o Estado confirmou a condição epidêmica de dengue por conta dos casos prováveis e confirmados, que estavam acima do esperado para o período. Diante deste cenário e do aumento dos casos, os técnicos em todos os níveis do governo, intensificaram as ações de Vigilância Ambiental.

“Nossas equipes estão atuando em todas as regiões do Estado para que os casos de dengue não subam ainda mais. Reforço o pedido para que a população fique atenta a todo e qualquer foco ou onde o mosquito possa proliferar. A dengue mata e por isso precisamos da ajuda de todos”, alertou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

AÇÕES – Para chamar a atenção da população para a remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti a Sesa em parceria com outras instituições e municípios realiza oficinas com enfoque na Integração entre as equipes de Agente de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde; discussão sobre o Plano de Gerenciamento para prevenção e controle da dengue; reuniões nos Comitês Intersetoriais de Mobilização, Conscientização e luta contra as arboviroses; capacitação de manejo clínico, além de outra ações de campo.

Durante esta manhã, foi realizada uma ação de mobilização de combate à dengue, na Boca Maldita, no centro de Curitiba. Ela pretendia chamar a atenção para a remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti em comércios, casas e espaços públicos. A iniciativa é uma parceria entre a Sesa, Serviço Social do Comércio (Sesc), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e faz parte da Campanha Aqui o Mosquito Não Entra.

Confira o informe completo clicando aqui.

GALERIA DE IMAGENS