Estratégia de redução da mortalidade materna é tema de evento na 1ª Regional de Saúde

07/10/2019 - 15:10

nearmiss2
O município de Guaratuba sediou na última sexta-feira (04) o evento sobre o Near Miss Materno na 1ª Regional de Saúde do Estado, promovido em parceria entre a equipe técnica de saúde da mulher da SESA, 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba e equipe técnica do Complexo do Hospital do Trabalhador.

O Near Mis Materno reúne práticas utilizadas na assistência obstétrica rotineira a partir da identificação de mulheres grávidas que estejam sob maior risco de evolução para quadros graves. Estas práticas se aplicam em casos de ocorrências graves durante a gravidez, o parto ou em até 42 dias após o término da gravidez e permitem rápida implementação de medidas de tratamento e suporte.

A notificação e monitoramento dos casos de NMM  no estado permitem, além de determinar a frequência de complicações maternas graves, avaliar o desempenho do serviço de saúde na redução de desfechos maternos graves e qualificar a assistência obstétrica desde a Atenção Primária à Saúde.

O evento teve o objetivo de sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos atuantes no pré-natal de risco habitual e intermediário com captação, estratificação e manejo de gestantes notificadas no NMM.

“Reduzir a mortalidade materna e infantil e aumentar a qualidade de vida da mulher em todo o estado no Paraná requer uma atualização contínua, sistêmica e conjunta dos gestores federal, estadual e municipal e dos profissionais da saúde; estratégias como está fortalecem este compromisso”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.