Estudantes de Medicina iniciam atividades na Ouvidoria Geral do Sus
24/03/2020 - 14:50

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A Ouvidoria Geral de Saúde do Paraná recebeu os estudantes que vão atuar na recém-criada Central de Atendimento Avançado para Enfrentamento do Coronavírus – Covid-19. A Central atende a uma necessidade de separar os atendimentos que são exclusivos da doença pelo coronavírus, a Covid-19.

Após a divulgação dos primeiros casos confirmados de pacientes infectados pelo coronavírus, a Ouvidoria iniciou o atendimento à população para orientação e esclarecimento de dúvidas. “Como aumentou muito a procura para esclarecer dúvidas sobre a doença, identificamos a possibilidade de unir estudantes e população nesse momento de extrema preocupação e dúvidas”, comenta o secretário Beto Preto.

Entre os dias 13 e 23 de março foram realizados mais de 7 mil atendimentos. Grande parte referente à Covid-19. Quando as dúvidas aumentaram, a Ouvidoria ampliou o horário de atendimento não presencial para 24 horas por dia todos os dias da semana, anteriormente o trabalho para atendimento ao público era restrito de segunda a sexta-feira entre 8h e 18h.

O ouvidor-geral do Sus no Paraná, Yohhan Souza comenta sobre o aumento de atendimentos. “Há dez dias a Ouvidoria trabalha 24 horas sem parar. Desde então são registradas entre 650, 700 manifestações por dia. O acumulado disso, cerca de 7 mil, é o volume que alcançaríamos em três ou quatro meses de trabalho antes da demanda gerada pelo coronavírus.”

Os 30 alunos iniciarão os atendimentos na Central de Atendimento Avançado na quarta-feira (25) em regime de escala a cada 6 horas. “O nosso secretário, que é também médico, entendeu que colocando alunos de medicina traria uma tranquilidade maior para a população. Nosso objetivo é acabar com o pânico da população, tranquilizar para que as pessoas fiquem nas suas casas quando possível e, assim, não lotem as unidades de pronto de atendimento sem a necessidade real”, reforça Yohhan.

MANIFESTAÇÕES – A rotina da Ouvidora está mantida, dessa forma, a manifestação que não é relacionada à Covid-19 (como elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia) de todos os assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde no Paraná, seguem o fluxo normal.  A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná foi criada em 2012 e registra cerca de 120 mil manifestações nos oito anos de funcionamento.

ALUNOS - Os 30 estudantes de Medicina de diversas instituições de ensino superior foram selecionados a partir de Chamamento Emergencial para Enfrentamento do Coronavírus – COVID-19. A seleção foi realizada em parceria com a Escola de Saúde Pública e Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha. Como a procura foi grande, o edital foi fechado. A Escola informa que estão cadastrados 595 estudantes e que, quando necessário, mais alunos desta lista serão chamados.

Os contatos da Ouvidoria Geral do Sus no Paraná são: 0800 644 4414 ou WhatsApp 41 3330 4414 ou celular 41 99117 3500, o serviço está disponível 24horas por dia, todos os dias da semana.

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