Formatura de 69 novos bombeiros socorristas reforça atendimento pré-hospitalar no Paraná 10/11/2025 - 18:40
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), celebrou a formatura de uma nova turma do Curso de Socorrista, com 69 alunos habilitados para atuar no Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) nesta segunda-feira (10).
Entre os formandos estão 60 bombeiros militares, 7 profissionais de saúde indicados pela Sesa e 2 oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A especialização aconteceu em dois polos, um em São José dos Pinhais e outro em Londrina. O curso é resultado de um convênio entre a Sesa, pela gerência de Atenção à Urgência e Escola de Saúde Pública do Paraná, e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), por intermédio da Coordenadoria Estadual do Siate e da Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM).
A especialização, com uma carga horária de 492 horas de atividades teóricas e práticas, tem como objetivo fortalecer a atuação dos socorristas na atenção pré-hospitalar, primeiros socorros e na prestação de atendimento ágil e seguro aos pacientes.
O diretor-geral da Secretaria de Saúde, César Neves, destacou a importância da parceria e a qualidade do serviço prestado no Paraná. Ele relembrou que o convênio entre Sesa e Sesp, firmado em 2019, reconheceu o trabalho de excelência do Siate, que há mais de 30 anos presta serviços relevantes à sociedade paranaense.
“É um acordo perene, de muita sustentabilidade, de compromissos e deveres recíprocos e quem ganha é o povo do Paraná. Nós temos, sem dúvida alguma, o melhor pré-atendimento hospitalar do país. Isso nos orgulha muito. Esse evento dá uma chancela a um curso que tem grande tradição", afirmou César Neves.
Em seu discurso, o diretor geral também fez uma homenagem às equipes de segurança e saúde que atuaram na recente catástrofe climática que afetou o Paraná, principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, destacando a importância da formação especializada.
"Tenham sempre um olhar absolutamente de humanidade, de carinho, de acolhimento para as vítimas. E saibam que muitas vezes o rosto dos senhores será o último rosto que uma vítima vai ver nessa terra, então sejam absolutamente acolhedores, humanos e façam o melhor de vocês."
O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Antônio Geraldo Hiller Lino, parabenizou os formandos e classificou os socorristas do Siate como um grupo de elite dentro da corporação.
"Eu não tenho dúvida que os socorristas do Siate compõem um grupo de elite dentro do Corpo de Bombeiros Militar. Isso muito me alegra, isso muito me regozija, porque é o ápice da atenção do bombeiro para a pessoa, para quem realmente precisa", declarou.
Também estiveram presentes o diretor da corregedoria geral do CBMPR, coronel Adriano Barbosa; o diretor de pessoal do CMBPR, coronel José Adriano Prado Spak; o coordenador estadual do Siate, major Eduardo Slomp Aguiar; o subcomandante da ESBM, major Luis Eduardo Zarpellon; e a representante da Escola de Saúde Pública do Paraná, dra. Solange Hobart.
SIATE – O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, e tem como missão primordial prestar atendimento pré-hospitalar às vítimas de acidentes ocorridos em vias e logradouros públicos ou em ambientes profissionais e domiciliares. O atendimento do Siate é voltado para casos de trauma, tais como acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, soterramentos, acidentes de trabalho, ou ainda problemas clínicos com risco iminente de morte.






