Funcionamento 24 horas de serviços essenciais evita aglomerações 01/03/2021 - 21:53

O Governo do Estado regulamentou o funcionamento por 24 horas dos serviços essenciais previstos no decreto nº 6983, assinado na última sexta-feira (26). A medida também auxilia na redução de circulação de pessoas num mesmo ambiente por menor tempo.

A Resolução Sesa nº 223/2021, também publicada na semana passada, prevê que a circulação tenha exclusiva relação com a utilização de serviços essenciais. Outras medidas restritivas, como a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas depois das 20 horas até as 5 horas em espaços públicos e privados, continuam valendo.

“Nosso principal objetivo foi permitir que a atividade econômica essencial neste momento possa funcionar com o horário mais amplo, facilitando assim a continuidade da cadeia, além de permitir maior espaçamento da circulação de pessoas”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

O funcionamento dos setores previstos no decreto deve ainda respeitar as orientações e determinações sanitárias, como controle de acesso, utilização de álcool em gel e verificação de temperatura.

“Temos que poupar vidas, segurar a subida de casos e óbitos que temos visto no Paraná, não permitir que o sistema de saúde entre em colapso. Somente assim poderemos aos poucos flexibilizar o funcionamento dos demais setores”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

Ele ressaltou que o horário de funcionamento de 24 horas permite também que setores como de supermercados, farmácias e de combustíveis, por exemplo, possam estender a prestação de serviços.

“Com isso, dentro da previsão de restrição de horário previsto no decreto, as pessoas podem circular, desde que sejam exclusivamente para a utilização destes serviços essenciais. Isso evita aglomerações e ao mesmo tempo redução na circulação do vírus”, avaliou Beto Preto.