Governador confirma investimentos na saúde da Lapa 04/05/2022 - 18:00

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta quarta-feira (4) investimentos de R$ 3,3 milhões para a saúde na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os repasses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) incluem a modernização do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, no valor de R$ 1,7 milhão; mais R$ 750 mil para obras de reforma, ampliação e construção de quatros unidades básicas de saúde (UBS) na zona rural do município; R$ 510 mil para a aquisição de três ambulâncias; além de recursos para a compra de tablet's para agentes comunitários de saúde, de veículos para a estratégia de Saúde da Família e de equipamentos e mobiliários para as UBS’s.

A estrutura do Hospital São Sebastião está sendo modernizada, com ampliação dos serviços prestados. Os recursos custearão os reparos em sete casas que ficam dentro do terreno do hospital, com o objetivo de abrigar as áreas administrativas, técnicas e de apoio.

O secretário estadual da Saúde, César Neves, explicou que a unidade passou a ser administrada pelo Complexo Hospitalar do Trabalhador, servindo de referência no município ao atendimento de pacientes com Covid-19. “Revitalizamos o Hospital Regional, que tinha um perfil muito tímido no início da gestão e aumentamos a carta de serviço para a população. Foi um importante instrumento durante a pandemia, e agora neste cenário pós-pandêmico, estamos revendo o perfil socioassistencial, com a reforma e ampliação da unidade”, disse.

Com o investimento, os espaços físicos da estrutura serão liberados para abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias e um pronto-socorro para atendimento de clínica médica e trauma, de média e baixa complexidade. Estão previstos serviços de troca de cobertura, forro, pisos, revestimentos, instalações sanitárias e elétricas, além da pintura, recuperação de calçadas, muros e portões, totalizando aproximadamente 800 metros de reforma.

Além disso, será realizada a pintura externa do hospital, de aproximadamente 9.336 metros quadrados, e substituição de beiral e calhas. A fachada ganhará uma nova identidade visual e uma sala será adequada para instalação de um tomógrafo, que será adquirido pelo município, com recursos do Estado.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi; e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza; o prefeito da Lapa, Diego Ribas; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski; os deputados estaduais Márcio Nunes e Alexandre Curi; e o presidente da Câmara Municipal da Lapa, Gustavo Ribas Daou.