Governo anuncia recursos para equipamentos do Hospital Regional de Paranavaí 26/08/2019 - 18:30

Recursos para Paranavaí
A liberação de recursos para o Hospital Regional de Paranavaí foi anunciada nesta segunda-feira (26) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em reunião com diversos representantes da sociedade organizada do município do Noroeste do Paraná. Serão liberados R$ 19,6 milhões para a compra de equipamentos, que integram a unidade Jardim Morumbi, e serão gerenciados pela Santa Casa de Paranavaí.

“Estamos fazendo o remanejamento de recursos, garantindo assim, com cortes nas despesas, colocar dinheiro naquilo que é importante. Porque temos que acabar com esse deslocamento de pacientes e fortalecer o atendimento regional. Teremos em breve mais este investimento importante em Paranavaí”, disse o governador.

Já o secretário estadual de Saúde explicou que foi necessária uma revisão nos procedimentos para averiguar os investimentos, uma vez que não havia um plano de trabalho detalhado e as prioridades de direcionamento de recursos. “Não houve transição na área de saúde. Baixamos em diligência, averiguamos os procedimentos de investimentos. Chamamos os prefeitos, secretários e consórcio, firmamos um protocolo de andamento e nos próximos dias, junto com o governador assinados a liberação dos recursos”, afirmou Beto Preto.

Mais atendimento – Ele destacou ainda que os investimentos são reflexo da gestão austera adotada pelo governo do Estado, com a redução da máquina, a diminuição das despesas e também da reestruturação das secretarias. Beto Preto enfatizou também que os serviços precisam ser ampliados em Paranavaí, uma vez que o hospital vai contar com 126 leitos e com a possibilidade de realização de cirurgias eletivas, num área de abrangência para 28 municípios da região. A previsão de custeio da unidade será de R$ 1 milhão por mês.

“Não adianta colocar dinheiro novo em serviço velho. Precisamos ampliar o serviço. Ainda temos muitos pacientes que estão viajando para procurar o atendimento. Que seja efetivamente para mudar e transformar a realidade da região. A obra já foi feita, falta agora o recheio, que são os equipamentos. E logo vamos assinar a liberação de compra”, finalizou o secretário.