Governo cede monitores para Curitiba equipar leitos Covid 28/11/2020 - 14:45

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, cedeu mais 30 monitores para o município de Curitiba neste sábado (28). As máquinas serão utilizadas para equipar leitos para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus na capital do Estado.

O investimento feito pela Sesa nos monitores cedidos para Curitiba foi de aproximadamente R$ 360 mil, sendo o valor unitário em torno de R$ 12 mil. Além destes equipamentos, a Sesa passou para uso de Curitiba 12 respiradores e 12 monitores há uma semana e, junto ao Ministério da Saúde, foram enviados 20 respiradores para Foz do Iguaçu.

Desde que os casos confirmados de Covid-19 retornaram a crescer, a secretaria estadual reativou leitos em diversas regiões do Estado. “Estamos novamente em situação crítica pela necessidade de leitos para pacientes que precisam de assistência e suporte em hospital. Por isso ativamos somente nesta semana mais 304 leitos no Paraná”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Dos 304 leitos ativados nos últimos dias, 105 são de Unidade de Terapia Intensiva para adultos e 199 leitos clínicos ou enfermaria também para pacientes adultos. O Paraná conta hoje com 1.008 leitos de UTI adulto e 22 UTI pediátrico, 1.336 leitos de enfermaria adulto e 18 pediátrico.

“Embora a Sesa ainda tenha equipamentos, ainda seja possível ativar leitos, precisamos da ajuda e da responsabilidade de cada um individualmente. Não saia de casa se não for extremamente necessário, você pode até não ficar doente, mas pode ser o transmissor do vírus para pessoas que você ama, para os familiares”, reforçou o secretário Beto Preto.

O assessor da Sesa, Cesar Neves, fez a verificação e liberação dos equipamentos à Prefeitura de Curitiba.

Entrega de monitores cedidos pelo Governo do Estado para a prefeitura de Curitiba