Governo entrega R$1,3 milhão em obras do Pronto Atendimento 24 horas em Arapongas 25/07/2019 - 17:00

ARAPONGAS
As obras de reforma e ampliação do Pronto Atendimento 24 horas Alberto Esper Kallas, em Arapongas, foram entregues nesta quinta-feira (25) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Com investimento de R$ 1,3 milhão, a unidade forma um complexo integrado com o Centro de Especialidades Odontológicas, Ambulatório de Especialidades e a Farmácia Central.

O governador enfatizou que os recursos liberados para os municípios resultam da gestão racional, promovendo cortes e adequações no orçamento para atender e priorizar as demandas dos paranaenses.

“Estou muito feliz de poder vir até Arapongas e entregar estas importantes obras. São investimentos que vão melhorar a vida e a saúde das pessoas. Isso está sendo possível porque cortamos aquilo que era supérfluo para direcionar para aquilo que é necessário”, afirmou.

O investimento na parte estrutural foi de R$ 800 mil. Já para equipamentos e mobiliário, o aporte chegou a R$ 500 mil. Segundo o secretário de Estado da Saúde, o objetivo do governo é garantir projetos baratos e com qualidade à população.

“Entregamos hoje uma obra importante no município. Aqui são feitas muitas consultas, muitos atendimentos com qualidade pelo SUS. Isso que o governador pede, para que se faça uma obra simples, com a estrutura à disposição e uma demonstração da nossa economia para partilhar com os municípios”, afirmou Beto Preto.

Estrutura –
O Pronto Atendimento 24 horas vai oferecer serviço de urgência e emergência. A equipe será formada por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem e duas recepcionistas, com turnos de 12 horas. Já no Centro de Especialidades Médicas Jaime de Lima, 15 profissionais estarão de prontidão, em múltiplas áreas. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. David Wilson Ahyub contará 13 cirurgiões dentistas, oito auxiliares de saúde bucal e quatro técnicos de prótese dentária.

Na Farmácia Central, dois farmacêuticos, quatro atendentes na liberação de medicamentos controlados, seis atendentes na liberação de medicamentos básicos e dois atendentes de farmácia para distribuição estarão em atendimento, numa média de 400 procedimentos ao dia.

“Temos hoje umas das melhores estruturas do Paraná, com um complexo que vai melhorar a saúde em Arapongas. A obras e os investimentos aconteceram pela boa parceria entre o município e o governo, por meio de Secretaria da Saúde. Além de melhor atender os moradores, os profissionais terão condições mais adequadas de trabalho na unidade”, avaliou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.