Governo inicia maior entrega de carros aos municípios para fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família 08/10/2021 - 09:30

O Governo do Estado começou a entregar os primeiros carros aos municípios para o fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família (ESF). A previsão, dependendo do número de equipes em cada localidade, de cinco visitas domiciliares na Atenção Primária em Saúde, com um grande volume de atendimentos ao final do mês. Os carros estão sendo doados pelo Estado aos municípios de forma definitiva.

"Estamos fortalecendo essa proposta, especialmente com o cenário do pós-pandemia. As equipes vão fazer a visita domiciliar e projetamos com o número de equipes disponíveis em cada município, de atender cerca de 1/3 de toda população em cada cidade somente com estes profissionais. Verificando a diabetes, a hipertensão, colocando em dia as orientações de saúde, acompanhando a saúde mental, deixando a assistência perto das pessoas, conforme nos determinou o governador Ratinho Júnior", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A 8ª Regional de Saúde de Franciso Beltrão foi a primeira receber os carros e passa a contar, a partir de agora, com 58 novos veículos para atender as necessidades da população de 27 municípios da região. A entrega dos automóveis faz parte do maior processo de renovação da frota da Saúde no Paraná, com investimento total de R$ 41,7 milhões para a compra de 1.211 veículos a serem distribuídos aos 399 municípios paranaenses, e foi feita pelo governador em exercício, Darci Piana, nesta quinta-feira (7).

Apenas a renovação da frota de Francisco Beltrão custou pouco mais de R$ 2 milhões para o Tesouro do Estado. Os carros são do modelo Gol, da Volkswagen, e têm motor 1.0, com ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas. “São veículos para reforçar a saúde da família, chegar mais próximo da população, especialmente neste momento de pós-Covid. Se cada carro conseguir fazer cinco visitas por dia, teremos cerca de 1,5 milhão de assistências na cidade ao longo de um ano”, ressaltou o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Júnior.

O valor aproximado de cada veículo, que inicialmente era de R$ 46,3 mil, foi reduzido para R$ 34,5 mil por unidade após a licitação realizada pelo Estado pelo critério de menor preço. Os carros estão sendo divididos de acordo com a quantidade de equipes disponíveis em cada localidade, sem necessidade de qualquer contrapartida municipal.

Com a distribuição, o objetivo do Governo do Estado é reforçar a atenção primária, com a realização de 100 mil consultas domiciliares por mês em todo o Paraná, em consonância com a política de cuidado aos idosos. A estratégia garante um atendimento mais humanizado às famílias que sofreram com a pandemia, com especial atenção a aqueles que já tiveram Covid-19, com o monitoramento da evolução de possíveis sequelas causadas pelo vírus.

Os municípios atendidos pela 8ª Regional de Saúde e que serão beneficiados diretamente são: Ampére, Barracão, Bela Vista do Carobá, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D'Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge D'Oeste e Verê. Na próxima semana, a Sesa pretende fazer a entrega dos carros dos municípios da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá.