Governo libera R$ 25 milhões para a continuidade das obras do Hospital da Criança de Maringá 14/11/2019 - 18:50

25
O Governo do Paraná liberou R$ 25 milhões para a continuidade das obras do Hospital da Criança de Maringá, nesta quinta-feira (14). O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve no município e assinou o documento de autorização de recursos, representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Serão 20 leitos de UTI, do total de 160, além da implantação de um Centro de Pesquisa de Doenças Raras, com cobertura e atendimento de 21 especialidades médicas pediátricas, como oncologia, ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, endocrinologia.

O hospital vai ofertar serviços para a macrorregião Noroeste do Paraná, num espaço de 23 mil metros quadrados, para 115 municípios.

"Este hospital atende a lógica da regionalização. E hoje, por determinação do governador Ratinho Júnior, depois de remodelarmos os custos na saúde, fazendo cortes e ajustando despesas, conseguimos colocar este recurso aqui em Maringá. O hospital vai atender a população de forma ampla, ofertando importantes serviços e evitando deslocamentos para outras localidades", afirmou Beto Preto.

A previsão total de investimentos é de R$ 153 milhões. O governo já aportou mais de R$ 74 milhões na obra e agora contempla a terceira parcela para a construção da unidade.
A previsão, segundo o secretário, é que mais R$ 25 milhões sejam direcionados no ano que vem. "Agora vamos trabalhar para que mais uma parcela contemple aquilo que falta. O hospital aqui era um compromisso do governo e estamos honrando com aquilo que foi pactuado", complementou.

Na opinião do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a obra não é somente do município, justamente pela importância geográfica na região e vai atender também a população do Noroeste.
"Não havia um serviço de tratamento de câncer em Maringá para as crianças, que tinham que ir até Curitiba. Isso é muito triste, porque o tratamento já não é fácil para o paciente e para as famílias. Com o hospital, isso não será mais necessário".

Segundo ele, a garantia do recurso por parte do Estado foi fundamental e efetiva por parte do Governo. "Havia a necessidade de liberação deste valor. E o governador Ratinho e o secretário Beto Preto honraram com aquilo que foi prometido, inclusive fazendo um arranjo financeiro, porque não havia previsão deste dinheiro. Vamos esperar agora mais R$ 25 milhões para a conclusão da obra", avaliou o prefeito.

Participaram do evento o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior, os deputados estaduais Dr. Batista, Delegado Jacovós, Evandro Araújo, Homero Marchese e Goura; os deputados federais Ênio Verri, sargento Fahur e Ricardo Barros, além de prefeitos da região e vereadores.