Governo retoma obras da maternidade do HU de Cascavel 30/04/2021 - 18:13

O Governo do Estado retomou a obra da maternidade do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, paralisada há quase quatro anos. Uma discussão sobre a recomposição financeira tinha inviabilizado a continuidade do empreendimento. A finalização da primeira etapa da ala foi garantida com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e anunciados nesta sexta-feira (30) na cidade.

Na próxima semana será feito o pagamento de R$ 1,650 milhão.
"O governador Ratinho Júnior enfatizou que as obras não podem ficar paradas no Estado. Superamos uma discussão sobre a readequação financeira e agora daremos continuidade nesta importante ala para a região Oeste. Viemos até Cascavel para anunciar essa finalização, garantindo assim a possibilidade das pessoas ter acesso aos serviços de saúde perto de casa", afirmou Beto Preto.
Mais de 90% da obra já foi levantada. A unidade será equipada com diversas estruturas assistências no atendimento materno-infantil, com 78 leitos de pré e pós-parto, 22 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e 24 de cuidados intermediários.
"Esses investimentos representam parte da política de regionalização do Governo do Estado, numa parceria com o hospital e a Unioeste. Teremos uma unidade que vai absorver com mais qualidade e segurança às gestantes e os nascidos aqui", ressaltou o secretário.
Para o diretor do HUOP, Rafael Muniz, a obra era muito esperada pela comunidade e reafirma o compromisso do Governo com a saúde.
"É com muita satisfação que recebemos essa notícia para a finalização da nossa tão sonhada obra da ala materno-infantil, tão importante para Cascavel e a Macro Oeste. Um trabalho importante da Secretaria da Saúde e do Governo do Estado. Só temos a agradecer a parceria".
Os recursos fazem parte de indicação de emendas parlamentares ao orçamento do Estado pelos deputados estaduais Gugu Bueno, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa (R$ 1 milhão), e Márcio Pacheco (R$ 650 mil).
Beto Preto anunciou ainda a liberação de equipamentos para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), num total de R$ 700 mil.

Agenda - As obras do Hospital Municipal de Realeza, na região Sudoeste, também foram vistoriadas por Beto Preto. O investimento do Governo é de R$ 2,205 milhões, com contrapartida da prefeitura. "Importante obra neste hospital, que pegou fogo e agora está sendo reerguido com apoio da Tesouro estadual, para colocar mais serviços de saúde de forma regional".
Já em Capitão Leônidas Marques, o secretário também participou da assinatura da ordem de serviço de uma nova unidade de atenção especializada.

Governo retoma obras da maternidade do HU de Cascavel
    Foto: Sesa