Hospitais concluem mutirão para diagnóstico de câncer de pele na população do Litoral 15/04/2024 - 10:38

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu neste sábado (13) um mutirão de consultas para atendimentos de pacientes com lesões pré-malignas e malignas, conhecidas como câncer de pele. A iniciativa do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em parceria com o Hospital Regional do Litoral (HRL), teve como objetivo reduzir a fila de espera, além de estratificar os casos de suspeita, realizar diagnósticos e tratamentos.

As consultas aconteceram no ambulatório do HRL, em Paranaguá. Dos 169 agendamentos, 80 pacientes foram atendidos e 89 não compareceram à consulta. Foram feitas biópsias, cauterizações e análise das lesões na pele. Os encaminhamentos desses pacientes são dos serviços de saúde das áreas de abrangência da 1ª Regional de Saúde. As unidades são próprias do Estado e geridas pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas).

A diretora-geral do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, Maristela Zanella, explica que o mutirão teve a participação de cinco médicos e seis residentes. “Estes atendimentos foram feitos pelos preceptores e residentes na área de dermatologia e com isso pudemos também contribuir para a redução da fila de espera por consultas médicas nesta especialidade", disse. Dependendo do diagnóstico, o paciente poderá ser encaminhado para continuidade do tratamento no Hospital de Dermatologia Sanitária, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em dezembro de 2023, o HDSPR participou da campanha de prevenção ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), confirmando diagnósticos de lesões pré-malignas e malignas em cerca de 50% dos pacientes encaminhados pelos municípios da sua área de abrangência.

O diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado, destacou que esta ação, envolvendo duas importantes unidades, é um desdobramento das demandas para a ampliação do acesso aos serviços essenciais de saúde.

“A população precisa ser atendida próxima dos seus lares. Neste sábado, nós mobilizamos equipes de duas das nossas unidades para oferecer mais comodidade para todos, pois a região litorânea registra grande incidência de câncer de pele devido a fatores de exposição solar. Reafirmamos o nosso compromisso de atender as metas do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde do Paraná”, afirma.

REGIONAL DO LITORAL – A unidade hospitalar tem capacidade instalada de 143 leitos ativos, sendo distribuídos em 101 leitos de enfermaria, 30 de UTI adulto, sete de UTI Neonatal, três de isolamento e dois leitos psiquiátricos. É referência para sete municípios do Litoral do Estado, atendendo a população da 1ª Regional de Saúde.

HOSPITAL DERMATOLÓGICO – Referência para 44 municípios pertencentes às Regionais de Paranaguá (1ªRS), Metropolitana (2ªRS) e União da Vitória (6ªRS) o hospital se destaca no tratamento da hanseníase, ofertando consultas para todo o Estado do Paraná.