Hospital Regional da Lapa celebra 95 anos com investimentos do Estado 28/10/2022 - 15:04

Uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (28) celebrou os 95 anos da criação do Hospital São Sebastião, na Lapa. A estrutura histórica, inaugurada em 30 de outubro de 1927, foi a primeira no Brasil construída com dinheiro dos cofres públicos para tratamento da tuberculose e, recentemente, recebeu grande destaque durante a pandemia, sendo responsável por mais de 1.400 internações somente para pacientes com Covid nos últimos anos.

"O Hospital Regional tem passado por uma série de mudanças estruturais para garantir atendimento a um contingente de quase 300 mil moradores na região. Essa capacidade se provou durante os períodos mais agudos da pandemia, com expansão de recursos e ampliação de investimentos. Hoje, a unidade possui 87 leitos, inclusive de terapia intensiva. Nosso trabalho é sempre pelo fortalecimento e ampliação dos serviços de saúde para a população", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para o diretor da unidade, Geci Labres de Souza, a reestruturação do hospital é fruto de boas relações com a Secretaria de Estado da Saúde.

"Com apoio da Sesa, tivemos novos equipamentos e reforço de pessoal, o que somou profundamente no enfrentamento da maior calamidade pública de saúde dos últimos 100 anos. Por isso, quero agradecer ao secretário Beto Preto e ao governador Ratinho Junior, que se empenham diariamente para mudar a realidade deste hospital", enfatizou.

O prefeito da Lapa, Diego Ribas, também prestigiou o evento e pontuou sobre o futuro da instituição.

"Essa é uma unidade histórica que completa 95 anos de serviços prestados ao povo da Lapa e do Paraná. Agradecemos profundamente aos profissionais de saúde que aqui trabalham e fazem deste hospital uma referência para toda a região, além do Governo do Estado e da Sesa pelo comprometimento com nosso município. Não tenho dúvidas de que essa relação irá crescer e se converter em bens ainda maiores", comentou.

INVESTIMENTOS – Desde que o São Sebastião passou a ser integrado pelo Complexo do Hospital do Trabalhador, a unidade recebeu investimentos em todas as áreas para sua reestruturação integral. Apenas em reformas, foram repassados pela Sesa mais de R$ 2,2 milhões em recursos que contemplam desde substituição de rede elétrica até ampliação da rede de gases do hospital. Já em novos equipamentos, como raio-x, mesas cirúrgicas e estufa de esterilização, os repasses somam mais R$ 2,6 milhões. Para Beto Preto, as decisões revelam a responsabilidade da gestão estadual com a unidade.

"Nós estamos planejando o futuro deste hospital. Essa cerimônia não acontece somente para rememorar a história do São Sebastião, mas também discutir novos investimentos pelo Programa Paraná Competitivo, algo amplamente orientado pelo governador Ratinho Junior. É um novo momento para a Lapa e toda a região, que só tem a ganhar com essas perspectivas", finalizou o secretário.