Hospital Regional do Litoral foi reestruturado e triplicou leitos de UTI 25/03/2021 - 13:22

Inaugurado em 19 de fevereiro de 2009, o Hospital Regional do Litoral (HRL) em Paranaguá, passa pela primeira vez por uma reforma. A unidade recebeu um recente investimento de mais de R$ 600 mil do Governo do Estado para reparos, além de novo mobiliário, equipamentos e duas ambulâncias com UTI, no valor estimado de R$ 2 milhões. O hospital mais que triplicou a disponibilidade de UTI’s, passando de 14 para 49 leitos, entre gerais e Covid-19.

“No início do Governo Ratinho Junior observamos que o Hospital Regional do Litoral estava com uma estrutura antiga, e com alguns processos obrigatórios que não estavam sendo cumpridos. Demos uma repaginada na gestão do hospital, o único deste porte na região e que atende os sete municípios do litoral e agora durante a pandemia, integra o Plano de Atendimento Estadual à Covid-19, com a ampliação em 35 leitos de UTI exclusivos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Após um ano e meio à frente da gestão no HRL, Giovani de Souza, passa agora para uma nova atribuição, também ajudar na direção de outra unidade hospitalar do Estado. “A proposta do secretário Beto Preto era de melhorar os indicadores do hospital e colocar ele entre as unidades referência do Estado e com o incentivo do Governo conseguimos implantar as comissões obrigatórias, uma reforma que era tão aguardada, além de disponibilizar um novo aparelho de raio-x e um tomógrafo, trocar todo o mobiliário do hospital com apoio do Poder Judiciário, Ministério Público do Trabalho e empresários do Porto e empreendedores da região, além de prestar um atendimento mais humanizado e ofertar estruturas ampliadas para os pacientes com coronavírus”.

NOVA FASE – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está realizando uma transição no modelo hospitalar e a partir desta semana, o HRL passa contar com as diretrizes técnicas e operacionais do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), mas ainda sob a gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas).

“Acredito que com o apoio do CHT, o HRL vai poder oferecer um melhor atendimento buscando sempre a excelência e qualidade para os usuários do SUS. Agradeço o apoio a todos aqueles que ajudam a fazer uma saúde melhor e participaram da minha gestão à frente do Hospital Regional. Agora irei iniciar um novo ciclo na direção do Hospital Adauto Botelho, em Pinhais”, afirmou Giovani de Souza.

COMPLEXO HOSPITALAR DO TRABALHADOR – O diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza Júnior esteve no litoral nesta semana para iniciar o processo de mudança na direção geral, técnica, administrativa e de enfermagem. “O CHT recebeu este convite da Sesa para levar o modelo consolidado das nossas unidades também para o litoral e dar continuidade às mudanças que já foram iniciadas no hospital”, disse.