Hospital San Julian: Segundo maior do país em saúde mental celebra 57 anos 15/11/2025 - 11:51

 

O Hospital San Julian, referência no tratamento de dependência química e transtornos mentais no Brasil, celebrou 57 anos de fundação nesta sexta-feira (14). A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas o secretário de Rstado da Saúde em exercício, Cesar Neves, representando o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.

Nos últimos anos, a instituição recebeu mais de R$ 650 mil em recursos do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), além de subsídios por cada internação.

O secretário em exercício, César Neves, destacou o papel estratégico do hospital no cenário da saúde mental paranaense e ressaltou que o apoio contínuo do Governo do Paraná é fundamental para a manutenção das atividades da unidade.

“É uma honra representar o governador Ratinho Junior e também rendo homenagens ao professor Affonso Antoniuk, uma lenda viva da história da saúde do estado do Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde tem um apreço grande com o tema e fez um convênio para subsidiar o que é mais caro, que é o custeio e complementa o que é pago pelo Ministério da Saúde”, afirmou César Neves.

A celebração de 57 anos não apenas homenageia o passado, mas também projeta o futuro do Hospital San Julian como um centro de excelência e humanização no tratamento de dependentes químicos e portadores de transtornos mentais.

Para o fundador do hospital, Affonso Antoniuk, o objetivo era atender os mais necessitados e agradece aos apoios recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e doações para concretizar o sonho. “O governo estadual, o governador Ratinho, aqui representado por Neves, foi a melhor parceria que tivemos até hoje nestes 57 anos. Pagam o justo e no tempo determinado”, frisou Antoniuk.

O HOSPITAL - Fundado em 1968, o Hospital San Julian é hoje o segundo maior hospital psiquiátrico do Brasil e o maior do Sul do país. Foi criado com a missão de oferecer tratamento de qualidade para a população carente. A instituição filantrópica, localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, é especializada no atendimento de casos clínicos de alta gravidade e complexidade, com uma equipe terapêutica multidisciplinar de excelência.

Também foram homenageados o senador Flávio Arns; o deputado federal Rubens Bueno, atualmente diretor presidente da Agepar; o deputado federal Gustavo Fruet; o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Helias Carbone; e os deputados estaduais Marli Paulino, Luizão Goulart e Luiz Cláudio Romanelli.