Hospital do Trabalhador é destaque nacional em projeto voltado à Segurança do Paciente 19/03/2019 - 15:40

HT
O Hospital do Trabalhador de Curitiba, pertencente à rede de hospitais próprios da Secretaria Estadual da Saúde, participa de projeto nacional que destaca boas práticas de segurança do paciente. O projeto “ Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, é realizado por meio do Ministério da Saúde e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). O objetivo é orientar os profissionais de saúde de 119 hospitais públicos quanto às práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e com isso reduzir as infecções prevalentes nas UTIs.
O HT desenvolve projeto considerado modelo na área: em um ano reduziu 50% dos casos de infecção pulmonar por ventilação mecânica e há 3 meses não registra casos de infecção por uso de cateter venoso central.
O trabalho foi apresentado aos hospitais tutoreados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, pelo diretor geral do HT, Geci Labres de Souza Junior, que ministrou a palestra “Dicas de Como Conseguimos o Sucesso”.
Entre as várias ações desenvolvidas no projeto de segurança ao paciente está o combate às infecções, com a inserção de familiares e acompanhantes dentro das UTIs. Segundo o diretor, aproximação das equipes profissionais que compõe a linha de frente do cuidado tem sido fundamental para a obtenção de bons resultados. “Estamos estendendo o cuidado por uma perspectiva diferente e os resultados não poderiam ser melhores; além de diminuirmos significativamente as taxas das principais infecções que acometem os pacientes dentro das UTIs, estamos mudando a cultura, padronizando a assistência, e humanizando o cuidado, assim, evitaremos eventos adversos e seus efeitos, que além das despesas por reinternações podem causar a morte de pacientes” finaliza o diretor.