III Simpósio de Feridas do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná destaca integração entre os níveis de atenção à saúde 14/11/2025 - 11:13
O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) reafirmou o compromisso com a excelência no cuidado e a disseminação do conhecimento científico ao realizar, no dia 12 de novembro de 2025, o III Simpósio de Feridas: Conectando Saberes em Todos os Níveis de Atenção à Saúde. A unidade do Governo do Paraná, em Piraquara na Região Metropolitana de Curitiba, é gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O evento, sediado no Complexo Vila da Cidadania, em Piraquara (PR), reuniu cerca de 260 profissionais de saúde das redes primária, secundária e terciária de todo o estado do Paraná, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas, se consolidando como um importante espaço de diálogo, atualização e troca de experiências sobre o manejo de lesões de difícil cicatrização.
A programação do Simpósio contemplou palestras e mesas-redondas que abordaram temas como: manejo clínico das doenças de base e seu impacto sobre a cicatrização, importância da higiene adequada das feridas, desafios assistenciais nos diferentes níveis de atenção, os avanços no tratamento de úlceras venosas com técnicas de escleroterapia e humanização e integralidade do cuidado no HDSPR.
“A realização desse evento demonstra a importância do serviço especializado em lesões de difícil cicatrização, reafirmando o compromisso do hospital, não apenas na assistência, mas também no ensino e capacitação profissional”, considerou o secretário de Estado de Saúde em exercício, César Neves.
Os temas discutidos representaram passos importantes rumo a um cuidado cada vez mais humano, ético e baseado em evidências, reforçando a necessidade de articulação entre as redes assistenciais.
REFERÊNCIA - Às vésperas de completar seu centenário em 2026, o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná celebra uma trajetória de 99 anos de dedicação à saúde pública, com resultados expressivos, equipes comprometidas e ações inovadoras que transformam vidas.
Inaugurado em 2021, o Ambulatório de Cuidados com a Pele do HDSPR nasceu como uma resposta estratégica à crescente demanda por atendimento especializado em lesões de difícil cicatrização e coberturas especiais. Desde 2021, o serviço vem passando por ampliação física, fortalecimento da equipe, integração com diversas especialidades e incorporação de novas tecnologias, tornando-se referência regional em atenção integral e resolutiva.
Atualmente, o ambulatório conta com 10 boxes para atendimentos simultâneos, conduzidos por uma equipe formada por enfermeiros estomaterapeutas e técnicos de enfermagem altamente embasados cientificamente no tratamento das lesões, além do suporte multiprofissional de cirurgiões vasculares, cirurgião plástico, fisioterapeutas, nutricionistas, dermatologistas, terapeutas ocupacionais, odontólogo, psicólogos e assistente social, sendo referência para capacitação e treinamento dos municípios voltado à atenção especializada em cuidados com pele.
Com cerca de 4 mil curativos mensais em lesões de difícil cicatrização, o serviço realiza desde procedimentos simples até os mais complexos com tecnologias avançadas, como laserterapia, educação em saúde e o desenvolvimento de protocolos padronizados de curativos. Desde a fundação, o número de atendimentos cresceu de 7.895 em 2021, para mais de 21 mil em 2024, atendendo pacientes de 44 municípios das 1ª, 2ª e 6ª Regionais de Saúde do Estado.


















