Influenza registra 672 casos no Paraná 18/12/2019 - 15:10

destaque_Influenza
A secretaria da Saúde do Paraná divulga o hoje (18) boletim sobre a gripe com 672 casos confirmados de síndromes respiratórias agudas provocadas pelo vírus Influenza de janeiro até agora. São 12 casos a mais que a publicação anterior, do dia 27 de novembro.

Mais dois óbitos foram registrados: uma menina de 1 ano, residente em Mandaguari, na região Norte e, uma mulher de 29 anos, de Marilândia do Sul, no Vale do Ivaí.

Associada ou não a outras comorbidades, como por exemplo, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, hepáticas e renais,  a infecção pelo vírus da Influenza  provocou 129 óbitos no estado neste período de monitoramento.

Casos– De acordo com o boletim, os casos de gripe são registrados em todas as regiões do Paraná. As cidades que apresentam maior número de casos confirmados da infecção são: Curitiba, com 157; Foz do Iguaçu, com 76; Ponta Grossa, com 38, e São José dos Pinhais, com 31.

As medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas, mesmo no verão. “Conforme acompanhamos nos boletins, os casos de gripe acontecem durante o ano inteiro”, explicou a chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da SESA, Rosana Piler. “Entre as medidas preventivas estão: a higienização frequente das mãos, principalmente antes das refeições, e a ventilação constante dos ambientes”.

Os principais sintomas da gripe são febre alta, acima de 38 graus, com início repentino; além de dor de garganta e de cabeça, calafrios, sensação de cansaço e tosse seca. Diante dos sintomas a recomendação é para a busca de atendimento médico nas unidades de saúde.