Informe Semanal da Dengue registra 498 novos casos no Paraná 20/07/2021 - 15:19

O Informe semanal da dengue divulgado hoje (20) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 498 novos casos da doença. Agora, o período epidemiológico com início em agosto do ano passado, soma 27.170 casos confirmados e 32 óbitos.
A publicação desta semana aponta que 289 municípios têm casos confirmados no Paraná atingindo as 22 Regionais de Saúde.

17 municípios apresentam casos de dengue grave e 41 apresentam casos de dengue com sinais de alarme.
O Informe registra 91.280 notificações no período, com 855 a mais que na semana anterior. As notificações estão em 361 municípios paranaenses.

“Os números confirmam que o vírus da dengue continua circulando no Paraná e afetando muitas pessoas; nosso alerta constante ressalta a principal forma de prevenção da dengue que é a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o “Aedes aegypti”, evitando pontos que acumulem água nos quintais e nos ambientes internos dos domicílios”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

BALANÇO - Técnicos das 22 Regionais de Saúde realizam neste momento, junto a todos os municípios do estado, o monitoramento do Programa Municipal de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika vírus de forma a avaliar as ações realizadas na prevenção de ocorrência de casos e epidemias.

“Preliminarmente, acreditamos que a pandemia pode afetar o registro de dados sobre a dengue, com diminuição de casos. O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde avalia que esta diminuição pode ser consequência do receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde, levando a uma possível subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses. Surtos ou epidemias de dengue acontecem de forma cíclica com anos de maior ou menor ocorrência de número de casos devido a múltiplos fatores envolvendo questões climáticas, atividades de campo relacionadas a eliminação de criadouros e mobilização da população”, disse a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato.

A Sesa publicou ainda os dados referentes ao último monitoramento entomológico da dengue. “Apesar de estarmos em período de estiagem e diminuição das temperaturas, 120 municípios apresentaram Índice de Infestação Predial acima de 1%, classificando em situação de alerta ou risco para ocorrência de epidemias considerando a densidade vetorial.”, informou Emanuelle.