Litoral recebe lancha para atendimento de saúde 27/08/2020 - 19:12

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Paranaguá, no litoral do Estado, e entregou nesta quinta-feira (27) uma lancha para a 1ª Regional de Saúde que irá auxiliar no atendimento da população que mora nas ilhas da região.

“Estamos trabalhando em todo o Estado e aqui no litoral não é diferente. Realizamos a entrega simbólica deste barco, que vai ficar à disposição da Regional de Saúde, para atividades de vacinação e visita às ilhas, com o objetivo de agilizar este trabalho e proporcionar melhorias para a região”, disse o secretário.

A embarcação “Apolo”, inscrita na Capitania dos Portos do Paraná desde 2011, comporta até dez pessoas entre passageiros e tripulantes. “Após quatro anos sem utilidade, esta lancha, que é um bem público, foi reformada e modernizada e agora permitirá que o Estado amplie a atuação na área da saúde junto à população ilhéus do Paraná”, afirmou Beto Preto.

HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL - Ainda em Paranaguá, o secretário se reuniu com a direção do Hospital Regional do Litoral  (HRL) para tratativas sobre a ala da maternidade.

“Sabemos da importância desta unidade para o hospital e para todas as gestantes que precisam deste serviço no Litoral. A demanda de partos no HRL é muito grande e estamos trabalhando para ampliar este atendimento, baseado na estratégia de melhoria e qualificação da mulher gestante, parto e da criança”, explicou Beto Preto.

Durante a reunião técnica, o secretário também destacou a necessidade desta ampliação. “    Assim que for inaugurada, esta ala permitirá a implantação efetiva do parto humanizado, além de garantir a qualidade de atenção aos recém-nascidos. As puérperas e gestantes de alto risco de todo o litoral, receberão um acolhimento no processo de aleitamento materno após o parto”, acrescentou.

PRESENÇAS – Participaram da entrega da embarcação e da reunião, Nestor Werner Júnior, diretor-geral da Sesa, José Carlos de Abreu, diretor da 1ª Regional de Saúde, Giovani de Souza, diretor do HRL, César Neves, assessor especial do gabinete da Sesa e Marcello Augusto Machado, diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas).