Mais 56 casos e dez óbitos pela H3N2 são confirmados no Paraná 17/02/2022 - 17:34

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 56 casos e dez óbitos em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas nesta quarta-feira (16) por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já registrou 2.037 casos e 98 mortes em 231 municípios. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Estado não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Sesa em 2016.

Os novos óbitos foram registrados em Assis Chateaubriand (1), Bandeirantes (1), Centenário do Sul (1), Colombo (1), Fazenda Rio Grande (1), Ibaiti (1), Ipiranga (1), Laranjeiras do Sul (1), Paranaguá (1) e São José dos Pinhais (1). São cinco mulheres e cinco homens, com idades entre 40 e 86 anos. As mortes ocorreram entre os dias 6 de janeiro e 12 de fevereiro.

DIAGNÓSTICO – Atualmente os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação a nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Confira os dados por município AQUI.*

Para fazer download do arquivo, clique com o lado direito do mouse sobre o link, selecione "salvar link como", em seguida "manter download".