Mortes pela Covid-19 caíram pela metade em agosto no Paraná; número é o menor em dez meses 02/09/2021 - 09:18

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que o Paraná registrou 1.212 óbitos por Covid-19 em agosto, exatamente a metade das notificações de julho (2.424). Além disso, o número de mortes foi o menor já registrado desde novembro, quando o Estado divulgou 1.027 óbitos.

Os índices do último mês não baixaram só nos óbitos, o relatório da Sesa mostra que o número de casos é o menor desde outubro de 2020. Somente em agosto, o Estado registrou 53.647 casos confirmados da doença, este número não baixava desde outubro, quando 38.305 casos foram notificados.

Ainda segundo a Sesa, 131 municípios não registraram óbitos  em decorrência da doença em agosto, desses, 23 estão há mais de 90 dias sem mortes. Guaporema, no Noroeste do Estado, não registrou nenhuma morte pela doença este ano e Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste, nunca registrou óbitos por Covid-19.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a queda nos indicadores demonstra a efetividade das vacinas. “Não há dúvidas de que a vacinação é segura e eficaz. Vínhamos de uma média de pelo menos dois mil óbitos por mês este ano, e agora com o avanço da vacinação, reduzimos o número pela metade”, disse.

VACINAÇÃO – Agosto também foi o mês que o Paraná aplicou mais vacinas contra a doença desde o início da campanha de imunização. Ao todo foram 2.637.551 doses, sendo 1.622.246 primeiras aplicações (D1) ou doses únicas (DU) e 1.015.305 segundas doses (D2).

Somente com relação a D2, o último mês correspondeu a 33,1% do total de segundas doses aplicadas no Estado até agora. Foi o mês com mais aplicações do complemento do esquema vacinal. As informações são do Vacinômetro Nacional.

O Ministério da Saúde destinou ao Estado neste período, 2.980.070 imunizantes, entre D1, DU e D2. A maior remessa de vacinas desde janeiro. Os dados são da plataforma Localiza SUS do Ministério da Saúde. A fonte é o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies).

A Sesa, por sua vez, distribuiu aos municípios 3.472.168 em agosto. De acordo com o Programa Estadual de Imunização, as vacinas são uma soma de remessas recebidas no mês, reserva técnica e D2 enviadas anteriormente.

TRANSMISSÃO – O número de reprodução eficaz, ou Rt, é o número médio de contágios causados por cada pessoa infectada e indica a velocidade de contaminação da Covid-19 em cada localidade. Nesta terça-feira (31) o Paraná estava com 0.88, o que significa que 100 pessoas contaminadas pelo vírus Sars-CoV-2, transmitem, em média, para 88 novas pessoas. Os números são bem diferentes dos registrados em 25 de junho, quando o Paraná atingiu um Rt de 1.48.

Os dados são do sistema Loft.Science. Segundo a plataforma, “um Rt de 3 - 4 infectará virtualmente toda a população, enquanto um Rt de 1.5 pode ainda alcançar 60% da população. Somente se o Rt for menor do que 1, a epidemia irá diminuir de tamanho até ser eliminada”.