Municípios do Litoral recebem novos veículos para ampliar o atendimento à saúde 13/10/2021 - 18:24

É com os veículos menores que os profissionais das unidades de saúde chegam aos domicílios para consultar pacientes acamados, fazer busca ativa de quem está com exames atrasados e atualizar a carteira de vacinação. Essas e inúmeras outras atividades se tornaram ainda mais importantes pelo fato de que diversas as pessoas deixaram de procurar médico por medo de se contaminar com o coronavírus.

Nesta quarta-feira (13), o Governo do Estado reforçou o apoio às prefeituras do Litoral do Paraná com 33 carros zero quilômetros que serão usados nestes atendimentos. A entrega foi feita pelo governador em exercício, Darci Piana, em solenidade Ginásio Carangueijão, em Paranaguá. Os veículos vão beneficiar cerca de 294 mil pessoas que vivem na área de abrangência da 1ª Regional da Saúde, onde cerca de 60% dos moradores são atendidos exclusivamente pelo SUS. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e o diretor da 1ª Regional de Saúde do Litoral, Leovaldo Bonfim, participaram do encontro.

“Todos os municípios do Paraná estão recebendo veículos iguais a esses para atender a um número maior de pessoas e melhorar a situação da saúde das famílias do nosso Estado”, disse Piana. Ao todo o Governo do Estado vai entregar 1.211 veículos às prefeituras. O governador em exercício lembrou que a secretaria estadual da Saúde tem atualmente 650 obras no Paraná, liberadas ou em execução no Paraná. São reformas e construção de hospitais, além de adequação de espaços físicos e aquisição de equipamentos. Deste total, 150 obras já foram entregues, 443 estão em andamento. Darci Piana destacou o investimento de R$ 700 milhões na melhoria dos hospitais. “Essas mudanças vão aumentar a qualidade do serviço prestado na saúde pública do Paraná”, afirmou ele.

“Cada carro desses permite que as equipes façam no mínimo cinco visitas por dia. Vamos conseguir melhorar muito o acesso dos paranaenses ao serviço de saúde”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Poderemos fazer mais de um milhão de atendimentos nos próximos 12 meses”, disse.

O município de Paranaguá possui 33 equipes que dividem 7 carros nas atividades. Com a doação de 15 veículos novos, o município passa a ter uma frota de 22 automóveis para o atendimento à população. “É um reforço muito importante para nós. Agora podemos estar mais presente nos bairros”, disse Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá.

CIDADES - Os carros doados são da marca Wolkswagen, modelo gol, com investimento de R$ 34.500 cada um, num total de R$ 1.138,500 milhão, dinheiro do tesouro do Estado. Os automóveis foram distribuídos para sete cidades do Litoral, que compõem a primeira regional de Saúde.

Paranaguá ficou com 15 carros, Antonina com 3, Matinhos 4, Guaratuba 5, Guaraqueçaba 2, Pontal do Paraná 2 e Morretes 2. As doações vão beneficiar cerca de 294 mil pessoas que vivem na regional onde cerca de 60% dos moradores são atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.

Para o diretor da Regional da Saúde do Litoral, Leovaldo Bonfim, retomar os atendimentos da atenção básica com uma estrutura maior é essencial. “Dessa maneira os agentes alcançam mais pessoas, especialmente os cidadãos que moram nos locais distantes”, afirmou Bonfim. Segundo ele, com o repasse, o Litoral passa a ter um veículo para cada duas esquipes de saúde da família. “Foi esse critério técnico que orientou o número de carros que iria para cada cidade”, explica o diretor.

MAIS AÇÕES - Na solenidade também foram assinadas as ordens de serviço de R$ 178 mil para reforma da Biblioteca Mario Lobo, que será transformada num ambulatório médico de especialidades. Também foram liberados R$ 89 mil para o Plano Diretor do Hospital Regional do Litoral, e R$ 284 mil para reforma da primeira regional de saúde em Paranaguá. Além disso, o Hospital Regional do Litoral e a Regional de Saúde de Paranaguá receberam 60 computadores novos (45 para o hospital e 15 para a Regional de Saúde).

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o vice-prefeito de Paranaguá e os prefeitos de Morretes, Junior Brindarolli; de Antonina, José Paulo Vieira Azim; de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; de Garaquecaba, Lilian Ramos Narloch, e de Guaratuba, Roberto Justus, e os deputados estaduais Nelson Justus, Galo e Anielli Neto.