No Dia do Ouvidor, Sesa destaca a importância do canal direto de comunicação entre usuário e SUS 16/03/2024 - 12:22

A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná é um canal direto de serviço do Sistema Único de Saúde e tem como objetivo ser a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. Todo cidadão usuário do SUS pode participar com sugestões, solicitações, reclamações, denúncias, elogios e demais manifestações quanto aos serviços e atendimentos prestados na saúde paranaense.

Esse serviço é destacado neste sábado, 16 de Março, Dia do Ouvidor. No Paraná são mais de 500 ouvidores distribuídos pelos 399 municípios. Com 63.540 manifestações recebidas e atendidas em 2023, e já 15.233 neste ano, a Ouvidoria é um setor importante dentro do SUS.

Por meio dela, existe a troca de informações com a população, sendo possível aprimorar os serviços de saúde, de forma que se constitui em ferramenta de gestão.

ATENDIMENTO HUMANIZADO - Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que foi o primeiro ouvidor do SUS, no Ministério da Saúde, essa intermediação se faz necessária para a prestação de serviços de qualidade. “Essa comunicação entre a instituição e a sociedade auxilia em um entendimento mais humanizado, pois através dela podemos ajudar, orientar e aproximar as pessoas dos serviços de Saúde”.

A Ouvidoria Geral da Saúde é um canal de gestão e de cidadania que coordena as ações e o aprimoramento das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, por meio das Ouvidorias Regionais de Saúde, Ouvidorias de Hospitais e Unidades Próprias da Secretaria da Saúde, Ouvidorias dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) e Ouvidorias Municipais de Saúde.

Criada por meio da Resolução nº 113/2011, a Ouvidoria Estadual do SUS no Paraná já teve cinco pessoas nessa função e há 13 anos, desde a sua implantação, presta esclarecimentos aos cidadãos.

“Ser ouvidor é ser o representante do cidadão, é garantir que a voz das pessoas seja ouvida promovendo a defesa dos direitos à saúde. É agir com imparcialidade e contribuir com a detecção e prevenção da corrupção e outras irregularidades, promovendo a prestação de serviço público mais transparente, justa e ética" ressalta a ouvidora geral da saúde, Laís Alves Ventura.

De acordo com Laís, os serviços com o maior número de procura são solicitações de medicamentos não padronizados, reclamações sobre o mau atendimento de profissional de saúde e denúncias sobre questões de vigilância sanitária.

Como realizar uma manifestação na Ouvidoria SUS?

Presencialmente no local que presta o serviço da saúde;

Nas urnas disponíveis nos estabelecimentos de saúde;

Pela internet no portal: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Fale-com-Ouvidoria;

Por ligação via  0800 644 44 14;

Pelo telefone exclusivo do whatsapp  (41) 3330-4414.