Nova Clínica do Idoso garante atendimento integral à população de Palmas 21/12/2021 - 09:30

Odontologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, exames e consultas médicas. Estes são alguns dos atendimentos que a população idosa de Palmas, na região Sudoeste, terá acesso a partir de agora. O vice-governador Darci Piana inaugurou nesta segunda-feira (20) a Clínica do Idoso Wilma Marins Cardoso, que vai garantir o atendimento integral de saúde para as pessoas com 60 anos ou mais do município.

A unidade recebeu investimento de cerca de R$ 1 milhão, entre estrutura, mobiliário e equipamentos. O Governo do Estado destinou R$ 400 mil para a obra, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), e o restante foi custeado pela prefeitura, assim como será com os gastos mensais para manter o espaço.

“A prefeitura e o Governo do Estado colocam mais um equipamento à disposição da população de Palmas, para dar atendimento digno principalmente às pessoas idosas”, afirmou o vice-governador. “A cidade vai aos poucos ganhando novos investimentos e estruturas para atender seus moradores”.

O município tem uma população de pouco mais de 51 mil pessoas, sendo cerca de 11 mil idosos. “É a primeira clínica especializada na atenção integral do idoso no Estado, para atender melhor essa população com toda a estrutura necessária”, disse o prefeito Kosmos Nicolaou.

Ele explicou que a nova clínica se soma a outras estruturas de saúde inauguradas recentemente na cidade, que inclui uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outra UPA especializada no atendimento infantil. Na Clínica do Idoso, os serviços serão prestados por profissionais concursados que já atendem no município.

Instalada no bairro Cascatinha, a clínica tem área de 451 metros quadrados e conta com salas para recepção, consultórios, fisioterapia, triagem, administração, direção, reuniões, vestiários, instalações sanitárias adaptadas e jardim interno. Os espaços são todos preparados para pessoas com mobilidade reduzida.

O complexo médico terá atendimento com médico clínico geral, dentista, nutricionista, fisioterapeuta, enfermagem, psicóloga, assistente social, fonoaudiólogo, além de farmácia e espaço para exames laboratoriais. Também há previsão de contratação de cardiologista para prestar atendimento no local.

O espaço já foi aprovado pelos moradores de Palmas, como as cunhadas Celina e Maria Luiza Lustosa, de 77 e 80 anos de idade, respectivamente.

“Os idosos precisam de um lugar assim, com atendimento próprio, é uma coisa muito boa”, disse Maria Luiza. “Eu tinha um plano de saúde, mas cancelei porque estava muito caro. Ter um lugar onde vai ser bem atendida, tem um atendimento só para os idosos, é muito bom para a gente”, acrescenta Celina.

PAVIMENTAÇÃO – Além da inauguração da clínica, Piana também confirmou um recurso de R$ 2,3 milhões, também da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, para pavimentação da Rua Tertuliano Bueno de Andrade, que dá acesso ao Aeroporto Municipal de Palmas.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Júnior; o deputado estadual Luiz Fernando Guerra; e familiares de Wilma Marins Cardoso, professora e comerciante de Palmas homenageada com o nome da clínica.