Nova ação do Opera Paraná promove mutirão de cirurgias eletivas no Norte do Estado 22/07/2023 - 12:02

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu neste sábado (22), em mais uma ação do Programa Opera Paraná, um importante mutirão de cirurgias eletivas em Arapongas, no Norte do Estado. A iniciativa aconteceu no Hospital Norte Paranaense (Honpar), local de referência em saúde na região. Com objetivo de reduzir o tempo de espera e garantir um maior acesso aos serviços hospitalares, o mutirão acontece durante todo o dia e abrange cerca de 300 pacientes que possuem cirurgias pré-agendadas na unidade. Os procedimentos cirúrgicos abrangem as áreas de ortopedia e vascular, e devem auxiliar a desafogar as filas de espera por cirurgias eletivas, com atendimento humanizado e de qualidade.

"O Opera Paraná é um grande esforço feito pelo governador Ratinho Junior para diminuir a espera de cirurgias eletivas. Este mutirão é um ato que viabiliza não somente mais atendimentos, mas uma retomada à normalidade. Durante a pandemia, as cirurgias eletivas tiveram de ser paralisadas e agora, com o maior programa do país, o Paraná segue avançando para cuidar ainda mais da saúde das pessoas", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, considerou a ação um sucesso para a região. "Recebemos pacientes de diversos locais do Norte do Estado e dar esse encaminhamento às cirurgias é fundamental para expandir a qualidade de vida. Agradecemos a parceria com o Governo do Estado que permitiu esse grande momento", acrescentou.

OPERA PARANÁ - Dados da Sesa revelam que o Paraná registrou um aumento de mais de 41% no número de cirurgias eletivas realizadas no último ano. Ao todo, foram efetivadas 468.450 cirurgias em 2022, contra 331.787 em 2021. Já neste ano, até junho, foram feitas 220.445 cirurgias. O Opera Paraná contempla as especialidades de maior procura no Sistema Único de Saúde (SUS): sistema osteomuscular; aparelho digestivo; aparelho de visão; aparelho geniturinário; vascular e das vias aéreas superiores e do pescoço.

OFTALMOLOGIA -Também neste sábado, o secretário Beto Preto visitou o município de Rolândia para acompanhar o projeto "Hoftalon nas Escolas", uma iniciativa realizada pelo Hospital de Olhos em parceria com a Receita Federal e o município. O projeto disponibilizará exames oftalmológicos gratuitos para 180 crianças, na faixa etária de 5 a 10 anos, que foram pré-selecionadas nas unidades educacionais de Rolândia, onde passaram por avaliação prévia. "O governador Ratinho Junior pediu para que acompanhasse essa iniciativa e tivesse um contato mais profundo com esse projeto. O que vemos aqui é uma ação importante, e o Estado tem grande interesse em apoiá-la. Parabenizo todos os atores envolvidos", afirmou o secretário.