Novembro Azul destaca ações para a saúde do homem 09/11/2020 - 09:29

O movimento internacional Novembro Azul foi criado em 2003 com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Entretanto, a grande chamada é a da sensibilização sobre a saúde  do homem como um todo.

No Brasil, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem direciona as ações que envolvem promoção, proteção e prevenção em todas as áreas e serviços da rede pública.

“Os agravos do sexo masculino se constituem em grandes problemas de saúde pública; fatores socioculturais apontam que este público ainda é reticente à procura pelo serviço de saúde e por isso nossa sensibilização e nosso alerta para que o homem assuma este hábito tão importante que é o do cuidado; cuidado com o corpo e sinais de doença, cuidado no trânsito e com outras causas externas como a violência que acabam gerando graves problemas e óbitos”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Dados – Segundo o Ministério da Saúde, os homens de 20 a 59 anos, comparados com as mulheres da mesma fixa etária, apresentam maior morbimortalidade, principalmente por causas externas.

No Paraná, em 2018, os homens apresentaram dez vezes mais mortes por homicídios em relação às mulheres e quatro vezes mis em relação à acidentes. A mortalidade por causas externas na população jovem, sobretudo entre 20 e 29 anos, corresponde a 80% das causas de óbito.

Câncer - Sobre os casos de câncer, os tipos mais prevalentes no homem têm sido de estômago, esôfago e cólon, seguidos por neoplasia de pulmão e próstata.

Segundo estimativa do INCA, no triênio 2020-2022 deverão ocorrer no Paraná cerca de 3.560 novos casos por ano de câncer de próstata.

O Paraná registrou no ano passado 2.460 diagnósticos de câncer de próstata, com 929 óbitos; 83 diagnósticos de câncer de pênis com 21 mortes, e 1.013 casos de câncer de cavidade oral e 326 óbitos.

Alerta – “A Sesa mantém durante todo o ano, em todos os serviços da rede de atenção, as iniciativas e intervenções de promoção à saúde do homem estimulando esta população ao cuidado e à busca de uma vida mais saudável e com qualidade”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância à Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

“Nosso serviço orienta ainda para que a família apóie e acompanhe, o homem nesta busca pelo cuidado com a saúde; sabemos que, historicamente, além da maior resistência em procurar os serviços de saúde, eles não costumam seguir os tratamentos recomendados. Então, fica nossa orientação neste Novembro Azul para que a família como um todo se cuide e se ajude produzindo relações saudáveis para todos”, disse Maria Goretti.

Evento - A Secretaria da Saúde promoverá no dia 24 de novembro webinar sobre o Novembro Azul direcionada a profissionais a profissionais que atuam na área. Serão discutidas as principais diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com transmissão pelo canal youtube da Sesa, a partir das  14h.

As regionais de Saúde também realizam ações de sensibilização para o tema durante todo o mês. A 14ª Regional de Paranavaí colocou cartazes alusivos à data com o tema “Seja Herói da sua Saúde”. A atividade contou com a participação dos servidores da Regional e de bolsistas da Fundação Projeto Araucária.

homem