Ouvidoria itinerante aproxima população do serviço público de saúde 11/02/2019 - 17:40

Ouvidoria Itinerante
A Ouvidoria Itinerante instalada nas tendas da Operação Verão, no Litoral do Paraná, já distribuiu mais de 27 mil materiais com orientações sobre saúde. No verão passado, o número foi de 40 mil, o que deve ser ultrapassado agora, já que ainda restam três semanas de operação.

A atuação nas praias é apenas uma das atividades externas da Ouvidoria da Secretaria da Saúde, que aproveita eventos e grandes concentrações de população para ampliar seu raio de ação. “Além de ser um canal aberto para ouvir a população, nosso trabalho inclui esclarecimentos e orientação sobre questões da saúde”, informa o ouvidor geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza.

Parte desse trabalho de orientação alerta para problemas típicos da região em que a ouvidoria itinerante se instalou, como é o caso do material distribuído na Operação Verão, e outros procuram despertar hábitos saudáveis na população, para prevenir o aparecimento de doenças. Também é realizada pesquisa de satisfação do SUS, levantando eventuais pontos que podem ser melhorados.

A ouvidoria ativa, como é chamada, chega mais perto dos cidadãos em feiras, parques, campanhas de vacinação ou a convite de ouvidorias municipais, para intensificar a divulgação dos benefícios que o serviço oferece. “É bom lembrar que não somos uma ‘reclamadoria’, mas uma ferramenta de gestão”, acentua o ouvidor, explicando que ali são identificados problemas e necessidades de planejamento ou revisão de métodos.