Paraná Rosa já realizou e agendou mais de 7 mil exames que previnem doenças na mulher 25/10/2019 - 14:00

Pr Rosa

A caravana do Paraná Rosa, que promove ações de incentivo e cuidado à saúde da mulher, segue até o final da próxima semana (31) percorrendo 43 municípios do estado com unidades móveis de atendimento para realização de exames e testes rápidos, além de orientações sobre prevenção de várias doenças, com foco no câncer de mama e de colo de útero.

O Paraná Rosa faz parte do Outubro Rosa e foi idealizado pela primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, o objetivo é a promoção do cuidado integral com a saúde da mulher.

Hoje (25), o evento está em Paranaguá e Icaraíma. No final de semana percorrerá mais 4 cidades das regiões do Litoral e de Umuarama.

Amanhã (26), o Paraná Rosa realiza atividades em Antonina e Alto Paraíso e, no domingo (27), em Guaraqueçaba e Altônia. Serão ofertadas a coleta de exames de colo de útero, agendamento de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas e diversas atividades, como palestras de profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física.

Além do atendimento na área da saúde, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná, a caravana também leva orientações da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho para mulheres em situação de risco, com instruções sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher e assistência social.

Do início do mês até agora a caravana passou por 33 cidades e teve um público estimado de 6 mil pessoas. Foram realizados 942 agendamentos para mamografia, 925 preventivos do câncer do colo do útero e mais de 5 mil testes rápidos de HIV, Hepatites e sífilis.

“O cuidado integral à saúde da mulher e de todo o cidadão paranaense, chegando perto da casa de cada um, é a principal meta do Governo Ratinho Junior. Trabalhamos com o objetivo de levar a saúde para perto da população, alertando sempre que a prevenção é a melhor alternativa”, destaca o secretário da saúde, Beto Preto.

Outubro Rosa – A programação do Outubro Rosa acontece em todas as regiões do estado. Nesta semana, a 12ª Regional de Saúde de Umuarama, reuniu profissionais da Atenção Primária dos 21 municípios da região para uma atualização voltada à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Eventos de conscientização e cuidados da saúde da mulher foram programados durante todo em mês nas 22 Regionais de Saúde do Estado.

SECRETARIAS: Nesta sexta-feira as secretarias de Estado do Governo reuniram os servidores para fazer uma foto oficial do Paraná Rosa. “Estamos entrando na ultima semana do Paraná Rosa com atividades em 43 municípios prioritários, hoje dia 25 de outubro, estamos todos nós servidores e servidoras do Governo do Paraná se mobilizando para lembrar que devemos promover a prevenção do câncer de mama em todos os dias do ano, principalmente com hábitos de vida saudáveis.” Alertou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.