Paraná apresenta ações de vigilância e controle das arboviroses para o Ministério da Saúde 18/08/2021 - 17:58

A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou as ações de vigilância e controle das arboviroses no Paraná nesta quarta-feira (18) em um encontro com representantes de todos os estados e do Distrito Federal, para o Ministério da Saúde, em Brasília.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Lucia Belmonte, falou sobre o trabalho desempenhado no Estado. “O Paraná tem atuado diretamente no enfrentamento e controle das arboviroses, com capacitações e elaborações de notas orientativas que instruem o profissional da ponta, sobre como deve agir e quais são os protocolos do Ministério da Saúde e do Estado”, disse.

Na ocasião, a equipe apresentou os dados epidemiológicos sobre a incidência da dengue, zika vírus e chikungunya no Paraná, além de informações sobre casos e vacinação da febre amarela. No início de 2020, pouco antes do surgimento da Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado em parceria com representantes de 13 secretarias, autarquias e órgãos, realizaram a primeira reunião do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, para intensificar as ações.

A série histórica da doença aponta que o penúltimo período, de 2019/2020, foi o de maior registro de casos, finalizado com 227.724 confirmações. Já o último período fechou com 27.889 casos. A redução de casos representa mais de 87% entre os períodos.