Paraná confirma 101 óbitos por Influenza no Estado 28/08/2019 - 13:20

gripe
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirma por meio do Informe Semanal da Influenza mais três óbitos pela doença nos municípios de Foz do Iguaçu, Teixeira Soares e Itaúna do Sul. Ao todo já são 101 mortes confirmadas desde o início do ano.

O monitoramento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza aponta 518 casos confirmados, oito a mais desde o último informe. Os novos casos foram registrados nos municípios de Cambará, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Iporã, Itaúna do Sul, Londrina, Paranavaí e Rio Azul.

Dos casos confirmados, 27% trata-se de pessoas acima de 60 anos, enquanto os óbitos correspondem a 52,5% também nesta faixa etária. Os municípios de Cambará, Francisco Alves, Iporã e Itaúna do Sul ainda não tinham casos da doença registrados, o que reforça a necessidade de prevenção em todo o Estado. 

Segundo o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Sesa, Renato Lopes, “a higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada, são medidas preventivas indispensáveis para combater a gripe”.

Os sintomas em sua maioria são aparecimento súbito de febre, calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor de garganta, prostração, tosse seca, diarreia, vômito, fadiga, rouquidão, hiperemia conjuntival, entre outros. A Sesa alerta que mediante qualquer sintoma deve-se procurar imediatamente uma unidade básica de saúde para o início do tratamento oportuno, não ultrapassando o prazo máximo de 48h para evitar agravamento da doença.