Paraná disponibiliza mais 18 leitos para atendimento Covid-19 22/03/2021 - 17:54

O Governo do Paraná disponibilizou mais 18 leitos para atendimento exclusivo à Covid-19 nesta segunda-feira (22). São três UTI’s no município de Missal, na região Oeste, e 15 enfermarias em Floresta, noroeste do Estado.

“Somente neste mês até agora, o Governo do Estado já ativou 1.281 leitos, o que representaria pelo menos seis hospitais de campanha com aproximadamente 200 leitos cada. Isso mostra que não temos medido esforços para viabilizar o maior número de leitos para atendimento aos paranaenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, as ampliações da rede hospitalar estão no limite. “Ainda que tenhamos equipamentos e viabilizemos mais medicamentos, há falta de profissionais especializados no mercado. Nosso objetivo é proporcionar atendimento regionalizado a todos os pacientes, mas a melhor prevenção ainda é evitar a contaminação pelo vírus”, acrescentou.

REGULAÇÃO DE LEITOS – Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que o Paraná somou 4.549 leitos para atendimento à Covid-19. Destes, 1.703 são UTI’s adulto e pediátricas e 2.846 são enfermarias.
A taxa de ocupação desses leitos chegou a 95% nas UTI’s e 80% enfermarias, adulto e pediátricas.

FILA DE ESPERA – Até o final da manhã desta segunda-feira (22), 967 pacientes aguardavam na fila de espera por um leito exclusivo no Estado. Destes, 553 aguardam por UTI e 414 por enfermarias.

 “Este é o menor número de fila de espera desde o dia 6 de março, mas não podemos relaxar nos cuidados. É importante que as pessoas se conscientizem e retomem as medidas de prevenção com higiene, distanciamento e se possível, isolamento domiciliar”, afirmou o secretário.