Paraná finaliza o ciclo epidemiológico da febre amarela sem confirmações de casos humanos 30/06/2021 - 18:28

A Secretaria da Saúde do Paraná publicou hoje (30) o Informe Epidemiológico da Febre Amarela que finaliza o ciclo anual do agravo; o período monitorado de 01/07/2020 a 30/06/2021 foi encerrado sem confirmações de casos humanos.

Foram 28 notificações em humanos; 27 foram descartadas e uma segue em investigação.

O Informe registra a confirmação de 17 epizootias no período, que é a ocorrência de mortes de macacos infectados pelo vírus da febre amarela. A epizootia acontece quando o macaco é picado pelo mosquito contaminado, transmissor da doença.

“Ressaltamos que o macaco não é transmissor da Febre Amarela; eles são os indicadores de que o vírus está circulando regionalmente e de que precisamos estar em alerta. Por isso a Sesa monitora sistematicamente o agravo no Estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CONFIRMAÇÕES – 11 epizootias foram confirmadas na 7ª Regional de saúde de Pato Branco, nos municípios de Clevelândia (2), Coronel Domingos Soares (3), Honório Serpa (1), Mangueirinha (1) e Palmas (4);  5 epizootias foram confirmadas junto à 6ª Regional de União da Vitória, no município de Cruz Machado; e uma epizootia foi confirmada na 2ª Região Metropolitana/Curitiba , no município de Piraquara.

“Devemos ressaltar que, possivelmente, estes números podem ter sido afetados pela pandemia da Covid-19;  podem ter ocorrido mortes de macacos que possam ter passado despercebidas pela população, que é quem aciona a Vigilância Ambiental dos municípios. È a partir de informações da população que as equipes técnicas atendem a ocorrência para a realização da coleta do material, investigação e posteriormente, a confirmação ou não deste caso do óbito do macaco por febre amarela ou por outras causas”, explicou a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato.

“Uma outra menção importante e também em relação a vacinação da febre amarela;  o percentual de cobertura vacinal acumulada nas crianças menores de 1 ano de idade no Paraná,  de janeiro à maio de 2021, está em torno de 71, 38%. A avaliação total desta vacinação será encerrada em dezembro deste ano e o  Ministério da Saúde  tem como meta 95% de cobertura vacinal nesta faixa etária”, informa a chefe da divisão.

“A febre amarela é um agravo que possui como a mais potente arma a vacinação; a vacina da febre amarela é extremamente eficaz, com taxa de eficiência superior a 95%”, complementou.

A vacina da febre amarela está disponível na rede pública  e a população deve procurar orientações para receber a dose nas unidades básicas de saúde.