Paraná realiza I Seminário Estadual sobre Acesso, Cuidado e Direitos à Saúde da Mulher 03/07/2025 - 18:35
A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quinta-feira (3) o I Seminário Estadual Acesso, Cuidado e Direitos à Saúde da Mulher. O evento reuniu cerca de 400 participantes entre representantes da sociedade civil e órgãos governamentais. A ação é uma promoção resultante da parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e o Conselho Estadual de Saúde.
O Seminário teve como objetivo discutir o aprimoramento da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, garantindo o cuidado em todos os ciclos de vida e considerando as especificidades de grupos como mulheres negras, indígenas, quilombolas, idosas, moradoras de áreas urbanas e rurais, mulheres privadas de liberdade e da comunidade LGBT+. Além disso, o encontro também é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Políticas para Mulheres, nas quais serão definidas propostas voltadas ao acesso qualificado aos serviços de saúde, ao cuidado multiprofissional e à efetivação dos direitos da população feminina.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância de ouvir diferentes vozes e construir políticas públicas que contemplem a realidade de todas as mulheres paranaenses.
“Nosso objetivo é qualificar cada vez mais esse cuidado, respeitando as especificidades de cada mulher. Garantir direitos também significa promover participação, controle social e debate sério, para que possamos avançar ainda mais e fortalecer a saúde das mulheres em todo o Paraná”, afirmou.
De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, o encontro fortalece a construção coletiva de políticas públicas mais inclusivas e efetivas.
“Este evento oportuniza a escuta qualificada, o diálogo entre governo e sociedade civil organizada e, principalmente, o comprometimento de todos com a melhoria do cuidado à saúde das mulheres em suas diferentes realidades”, destacou.
PRESENÇAS - Participaram do evento a secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandro Dal Ponte; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Marta Regina Gimenez; a deputada estadual Cloara Pinheiro; a secretária municipal de saúde de Londrina, Vivian Feijó, além de outras autoridades.