Paraná recebe profissionais do Mato Grosso do Sul para troca de experiências sobre cuidado à pessoa idosa 04/07/2025 - 11:13
Com o objetivo de conhecer de perto as estratégias desenvolvidas para o cuidado integral à saúde da população idosa no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, entre os dias 2 e 4 de julho, a visita de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul (SES-MS).
Durante a visita, foram apresentados à equipe sul-mato-grossense os principais projetos, fluxos e ferramentas tecnológicas utilizadas no estado para o monitoramento, avaliação e qualificação das ações voltadas ao envelhecimento saudável e à atenção integral à pessoa idosa.
A programação incluiu ambém uma capacitação sobre a Linha de Cuidado da Pessoa Idosa, com foco na organização da Rede de Atenção à Saúde para garantir um atendimento contínuo, integral e humanizado. O encontro, realizado na região de Irati, reuniu cerca de 200 profissionais dos nove municípios que integram a região de saúde. Na ocasião, foram debatidos temas como a estratificação de risco, a articulação intersetorial e o uso de tecnologias em saúde como ferramentas essenciais para a efetivação das ações.
Como parte da experiência prática, a comitiva acompanhou o Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, promovido por meio da articulação entre a Sesa, 4ª Regional de Saúde de Irati e o município. A atividade permitiu observar de perto todas as etapas do trabalho em território – desde a mobilização comunitária até o atendimento clínico e a integração com os demais pontos da rede de atenção.
A troca de experiências entre os estados reforça o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de envelhecimento ativo e saudável no Paraná.
“É uma grande satisfação ver o trabalho que o Paraná tem desenvolvido sendo reconhecido como referência. Essa integração entre os estados mostra que estamos no caminho certo ao valorizar o cuidado integral, o uso de tecnologia e a articulação entre os diferentes serviços de saúde para garantir qualidade de vida às pessoas idosas”, afirmou o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, ressaltou que o Paraná tem avançado de forma consistente na estruturação das políticas públicas voltadas à população idosa. Segundo ela, a implementação da Linha de Cuidado da Pessoa Idosa, da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, do Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI/PR) e da cooperação técnica com a Pastoral da Pessoa Idosa são estratégias centrais do projeto “Envelhecer com Saúde no Paraná”.
“Nosso compromisso é garantir que o envelhecimento da população aconteça com dignidade, autonomia e qualidade de vida. Cada uma dessas ações está conectada a um propósito maior, que é assegurar o cuidado integral às pessoas idosas em todas as regiões do estado. O Paraná tem sido exemplo justamente por apostar na articulação entre a atenção básica, o uso da tecnologia e o olhar humanizado”, afirmou.
PARTICIPANTES - A comitiva do Mato Grosso do Sul foi composta pela coordenadora da Saúde da Família e Ciclos de Vida, Mariza Couto; gerente da Saúde da Pessoa Idosa, Patrícia Marques Magalhães; e o técnico da Gerência da Atenção Primária à Saúde, João Panucci.
Os profissionais foram recepcionados pelo diretor-geral da Sesa, César Neves, a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Giseli da Rocha, e por sua equipe técnica, além de representantes da Gerência de Atenção Primária, do Núcleo de Informática e da Plataforma Saúde Digital.