Parques continuarão fechados para evitar transmissão de febre amarela 30/01/2019 - 19:40

Reunião SESA IAP
Em reunião com a Secretaria da Saúde, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) decidiu manter fechadas as Unidades de Conservação Estaduais do Litoral como forma de prevenção ao aparecimento de casos de febre amarela. Os parques estavam fechados inicialmente por 15 dias a partir do dia 25 deste mês, e a prorrogação por tempo indeterminado se tornou necessária por causa da confirmação de circulação do vírus da febre amarela na zona rural de Antonina, no Litoral do Paraná.

Foi recomendado que mesmo pesquisadores e outros profissionais só entrem nas unidades de conservação com a apresentação da carteirinha de vacinação com a comprovação contra a febre amarela. A partir do aparecimento do primeiro caso da doença em humanos, a Secretaria da Saúde também recomenda o fechamento das unidades municipais, federais e reservas particulares.

“Temos que ampliar a vacinação em todo o Estado”, alerta o diretor do Centro Epidemiológico do Paraná, João Luís Crivellaro. De acordo com ele, a Secretaria da Saúde tem especial preocupação nesta época do ano, quando a movimentação de pessoas é grande por causa das férias de verão, especialmente no Litoral, que é justamente a área que já confirmou a circulação do vírus da febre amarela.

O diretor também reforça a necessidade de notificação imediata da presença de macacos mortos em qualquer região do Estado e a ocorrência de casos suspeitos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que está em plantão permanente. Os telefones são (41) 99117-3500 e (41) 99917-0444. O macaco não transmite a doença, mas é um sinalizador da circulação do vírus. Por isso é importante que os macacos não sejam maltratados.

SINTOMAS -  febre com início súbito em pessoas que nunca tomaram a vacina contra a febre amarela ou com vacinação há menos de 10 dias e que tenham estado em áreas de matas, rios ou áreas de circulação viral comprovada nos últimos 15 dias. Essas condições devem estar associadas a outros dois ou mais sinais, como cefaleia, náusea, vômitos, dor articular, dor abdominal, dor lombar, icterícia ou hemorragias.