Pesquisa nacional sobre parto e nascimento tem apoio da Sesa 22/06/2021 - 11:57

A Secretaria da Saúde do Paraná está apoiando a realização da pesquisa Nascer no Brasil II no Estado, auxiliando a Escola Nacional de Saúde Pública e a Fiocruz, executoras do projeto, em tratativas e necessidades logísticas.

Trata-se de um inquérito que analisará a evolução da atenção ao parto e nascimento em maternidades públicas e privadas, com coletas de dados juntos às instituições hospitalares e às gestantes. Além das condições do parto, outros temas serão analisados, como morbimortalidade materna perinatal. As metas são: estimar a prevalência de agravos e fatores de risco durante a gestação, avaliar a assistência pré-natal ao parto e às perdas fetais e verificar a ocorrência de desfechos maternos e perinatais negativos e seus fatores associados.

No Paraná, a pesquisa será aplicada em 27 instituições do sistema hospitalar público, misto e privado. A Sesa participa com apoio aos realizadores facilitando a acessibilidade junto às maternidades e hospitais, pois a maioria oferta serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Sesa tem todo interesse em participar da pesquisa que mostrará dados nacionais e também estaduais; o objetivo é ter uma avaliação do serviço de assistência prestado à mulher nas várias fases que envolvem a gestação; este cuidado é uma das principais metas da saúde e, para que tenhamos a análise correta, é fundamental o relato da própria mulher”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Doze pessoas vão a campo coletando dados, selecionados pelos realizadores, e iniciaram o trabalho na segunda-feira (21), na maternidade Mater Dei em Curitiba. Neste primeiro momento, a pesquisa tratará da coleta de dados internos do hospital, acerca do Near Miss Materno (NMM), Morbidade Materna Grave (MMG) e Óbito Perinatal (OP), denominado estudo aninhado, devido ao período de restrições decorrente da Covid-19.

“A pesquisa é importante para avaliação sobre as ações, intervenções realizadas nos serviços e os efeitos de cada uma delas. Por meio do estudo, por exemplo, teremos dados fiéis sobre a realização de cesarianas, não sobre números, mais sim sobre a real necessidade da execução do procedimento”, afirmou a diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Treinamento – A Sesa também apoiou o treinamento virtual e presencial dos os pesquisadores. A coordenadora da pesquisa no Paraná é a professora da Universidade Federal do Paraná, Márcia Helena de Souza Freire; com coordenação da representante da Fiocruz, Sonia Bittencourt e, sob a coordenação geral da ENSP/FIOCRUZ, a cargo da professora Maria do Carmo Leal.

Em todo país, a pesquisa nascer no Brasil II acompanhará 24.255 mulheres que ingressarem no sistema de saúde para o parto ou perda fetal precoce, em 465 maternidades. A coleta de dados junto à gestantes está marcada para o mês de outubro.

A primeira edição da pesquisa Nascer no Brasil aconteceu entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012; acompanhou 23.894 gestantes em 266 estabelecimento de saúde .