Política integral de saúde na atenção ao envelhecimento será levada para todo o Estado 09/01/2020 - 18:10

idoso
O envelhecimento populacional é um fenômeno global, e essa realidade demográfica traz inúmeros desafios para a elaboração de políticas públicas no país. Pensando nisso, o Governo do Paraná, por meio da Secretária de Estado da Saúde, vem elaborando uma política intersetorial para que seja possível promover um envelhecimento com maior qualidade no Estado.

Para intensificar o projeto de atenção à saúde do idoso, de forma transversal, envolvendo o conceito da rede de atenção e linhas de cuidado da Sesa, de forma multidisciplinar, o Paraná abriu a discussão ainda no ano passado com o I Seminário Envelhecer com Saúde.

Mais de 200 profissionais estiveram no evento, que traçou especialmente as futuras diretrizes para ampliar os serviços e romper alguns paradigmas na temática do envelhecimento.

“Seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, o Paraná está saindo na frente e criando condições para promover a saúde integral a essa população que vem crescendo de forma expressiva em todo o mundo. Precisamos de uma política efetiva e permanente de assistência e atenção ao envelhecimento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em 2019, o número de idosos no mundo era de 703 milhões. A expectativa é que em 2050, uma a cada seis pessoas tenha mais de 65 anos. O sul é a região com a população mais envelhecida e o Paraná é o Estado com a quinta maior população idosa do país, com um contingente de 1,7 milhão de pessoas, o que corresponde a 15% da população geral.

Pioneirismo - No Paraná, o projeto-piloto de atenção ao idoso, que iniciou no segundo semestre do ano passado, coordenado pela Sesa e com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais de Saúde (Conass), em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, foi implantado em Irati. O PlanificaSus prevê a integração das ações da atenção primária e atenção especializada e envolve os nove municípios da região.

Nesta quinta-feira (9), o consultor técnico Edgar Nunes de Moraes, do Conass, esteve na Secretaria de Estado da Saúde para alinhar as futuras  ações e a necessidade de implementação de uma política intersetorial de promoção ao envelhecimento saudável a partir deste ano, expandindo a experiência para outras regiões do Estado.

“O envelhecimento está associado com uma série de mudanças e questões que afetam principalmente a saúde. Então, temos que estar preparados para oferecer a esses idosos um envelhecimento digno, um envelhecimento ativo”, destacou.

Ele enfatizou ainda que o Paraná precisa estar preparado para enfrentar as novas demandas deste público. “O nosso objetivo é fazer com que o Estado seja a vitrine brasileira em termos de envelhecimento ativo, de envelhecimento com dignidade. A reunião de hoje foi um marco muito importante na definição das estratégias. Foi a primeira vez que vi uma reunião intersetorial, coordenada pelo secretário Beto Preto, apontando objetivos e metas concretas”.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância à Saúde, Maria Goretti David Lopes, o Paraná vem trabalhando efetivamente no processo de construção de ações voltadas para o envelhecimento de forma integrada. “A saúde do idoso é um tema transversal na Sesa. Todos os profissionais de saúde devem estar envolvidos, seguindo a orientação do governo e o objetivo é capacitar todas as equipes do Estado e dos municípios, é cuidar do idoso de forma plena”.