Programa Saúde na Estrada segue capacitando bolsistas para atuação nas divisas 26/06/2020 - 16:37

Há dois meses a Secretaria da Saúde do Paraná vem capacitando  bolsistas contratados pela Fundação Araucária para atuação em várias atividades de enfrentamento da Covid-19 por meio do “Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do coronavírus”.

Nesta semana, o treinamento foi para os grupos que realizam as atividades nas divisas nos municípios de Jacarezinho, Diamante do Norte e Santo Inácio.

Além de orientações para coleta de material para testes rápidos e de RT-PCR, os grupos receberam instruções para preenchimentos de notificações, uso de equipamentos de proteção individual,  e paramentação e desparamentação para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados por Covid-19.

A ação faz parte do Programa Saúde na Estrada, que atende caminhoneiros , motoristas e viajantes em 11 pontos de rodovias do Paraná.

Além capacitação, os bolsistas receberam equipamentos para uso diário nas atividades.

Caminhoneiros – Segue também a ação conjunta da Sesa, com a Fundação Araucária, rede de Postos Ipiranga e secretarias municipais de saúde. A atividade acontece em postos de combustíveis, em pontos mais movimentos das rodovias que cruzam o estado.

São realizados testes para Covid-19, testes para detecção de diabetes e hipertensão, além de vacinação contra a gripe e sarampo. Os bolsistas contratados pelo Governo do Estado fazem o atendimento.

A ação já passou por Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais, Jaguariaíva e Siqueira Campos. Até o momento já foram registrados cerca de 9 mil procedimentos entre testes e vacinas.

“Prezamos pela saúde dos profissionais que atuam nas estradas que são essenciais para todas as áreas do desenvolvimento. Neste momento de pandemia eles são ainda mais fundamentais para a manutenção os serviços e abastecimento e por isso nosso reconhecimento”, afirmou o secretário da Saúde Beto Preto.