Projeto ''Fronteiras Saudáveis e Seguras do Mercosul'' promove ação de vacinação na Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu 07/10/2023 - 12:04

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Organização Panamericana de Saúde (Opas) promoveu, neste sábado (7), o Dia D da vacinação na fronteira, na Ponte da Amizade, buscando ampliar a proteção à população da região.

A medida dá continuidade a uma série de ações que tiveram início no dia 2 de outubro como parte do projeto "Fronteiras Saudáveis e Seguras do Mercosul" envolvendo uma ação conjunta entre quatro países sul-americanos: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, Brasil, tem desempenhado um papel central como anfitriã nessa importante estratégia de vacinação.

O esforço conjunto conta com o apoio do Departamento de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DPNI/SVSA/MS) do Brasil, além da Itaipu Binacional e dos ministérios da Saúde da Argentina, Paraguai e Uruguai.

"Com o espírito de cooperação internacional e a preocupação com a saúde pública, estamos realizando essa grande estratégia para reforçar a importância da vacinação como uma ferramenta fundamental na prevenção de doenças transmissíveis e na proteção da população fronteiriça. Essa iniciativa exemplar demonstra como a colaboração entre países pode promover a saúde e a segurança de todos", avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Com execução até o dia 12 deste mês, a ação oportuniza a membros da comunidade fronteiriça a chance de atualizar sua situação vacinal, recebendo vacinas como a poliomielite, tríplice viral, Covid-19, influenza, febre amarela e outras que fazem parte dos calendários nacionais de vacinação.

SEM FRONTEIRAS - "As fronteiras não existem para a saúde. Temos um grande fluxo de pessoas em trânsito constante e, após a pandemia, tivemos um grande impacto nas coberturas de Imunização. Por isso, temos que seguir trabalhando com essa estratégia combinada entre os países para garantir mais saúde e proteção aos povos", avaliou a diretora de controle de enfermidades imunopreveniveis do Ministério da Saúde da Argentina, Florência Bruggesses.

"O Programa de Imunização do Ministério da Saúde completou 50 anos e estamos realizando diversos esforços para que a imunização seja ampliada. Este é um momento que evidencia a união por um bem em comum: a saúde dos povos na fronteira", avaliou a coordenadora-geral de Imunização do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Catarina.

As cidades contempladas por essa iniciativa incluem Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguassu (Argentina), Ciudad del Este (Paraguai), além das fronteiras de Salto (Uruguai) e Concórdia (Argentina). A meta principal é garantir a imunização da população nas regiões de fronteira, desempenhando um papel essencial na promoção da segurança epidemiológica nessas áreas.

"Quero agradecer e parabenizar a todos que participam dessa ação, pois essa estratégia alcança a vida real na fronteira, com pessoas indo e vindo. Este é ponto estratégico, aqui na Ponte da Amizade, para divulgar, estimular e fortalecer a vacinação no Mercosul", enalteceu o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.