Prorrogado o prazo para a vacinação contra o sarampo 28/08/2020 - 17:28

A Secretaria da Saúde do Paraná informa a ampliação do prazo para a vacinação contra o sarampo na faixa dos 20 a 49 anos. A Campanha Nacional seria encerrada na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, mas foi prorrogada para o dia 31 de outubro estendendo a imunização para a mesma população de adultos.

O boletim semanal da Sesa sobre o sarampo, publicado nesta quinta-feira, 27, apresenta 1.885 casos de sarampo no estado, são 15 casos a mais que o boletim anterior, porém a Coordenação de Vigilância Epidemiológica informa que são casos que já estavam em investigação anteriormente.

O monitoramento teve início em agosto de 2019, quando foi registrado o primeiro caso de sarampo no município de Campina Grande do Sul. Há um ano o Paraná acompanha as ocorrências, faz a imunização na rotina ds unidades de saúde e nas campanhas, além da aplicação de medidas de controle, como bloqueio vacinal seletivo de pessoas próximas dos infectados e isolamento domiciliar de casos suspeitos.

“A vacina é a única forma de se evitar o sarampo. Neste momento de pandemia, que precisamos evitar infecções e novas internações, por isso reforçamos a importância da imunização”, afirmou o secretário da Saúde , Beto Preto.

Conforme o secretário, as doses estão nos municípios e quem ainda não foi imunizado, deve verificar os pontos de vacinação em suas cidades e buscar vacina, que é segura e protege contra a doença.

Sarampo – O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias e levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia.

A vacinação é a principal estratégia para interromper a transmissão e liminar a circulação do vírus.

Boletim 47 - 27/08/2020